Notícias Notícias

Voltar

HDT-UFT mantém excelência em qualidade dos testes rápidos para Aids e Sífilis

Habilitação

HDT-UFT mantém excelência em qualidade dos testes rápidos para Aids e Sífilis

Desde 2009, hospital tem certificação renovada anualmente em programa de avaliação externa

Araguaína (TO) – O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), instituição vinculada à Universidade Federal do Tocantins (UFT) e à Rede Ebserh, recebeu a certificação de excelência do Programa de Avaliação Externa da Qualidade para Testes Rápidos para HIV e Sífilis (AEQ-TR), referente à 16ª rodada realizada em abril deste ano. O resultado saiu na última semana.

A AEQ-TR é uma importante ferramenta para que cada profissional que realiza Testes Rápidos na rotina possa verificar o seu desempenho, corrigir as não conformidades, quando necessário, e estar seguro de que presta o melhor serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HDT, Zilene Silva, lembra que o CTA participa da avaliação desde a primeira rodada, ocorrida em 2009, e se mantém com o resultado de “excelência” em todas elas. “O resultado expressa a competência técnica dos nossos profissionais e a certeza da manutenção da credibilidade do serviço para a Rede de Atenção à Saúde do estado, bem como para a Rede Ebserh”, enfatizou.

De acordo com a responsável pelo CTA e chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, Ana Emília Vasconcelos, a participação dos profissionais valida a qualidade do diagnóstico e ao mesmo tempo, assegura o cumprimento das normas técnicas exigidas para prestar o serviço, garantindo a segurança do usuário.

Saiba mais

Parceria entre o Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS) e a Universidade Federal de Santa Catarina, o programa tem como objetivo fornecer uma ferramenta simples para o controle externo da qualidade dos testes rápidos para os serviços que integram os programas do MS para a ampliação do acesso ao diagnóstico do HIV e da Sífilis, por meio da realização das testagens.

Já a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (enfermeiros e técnicos de enfermagem) trabalham em parceria com toda a equipe multiprofissional, do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/Aids e hepatites virais e do Laboratório de Saúde Pública de Araguaína (LSPA).

Esses serviços ofertam aconselhamento e orientações voltadas para a prevenção das ISTs, HIV, Sífilis e hepatites B e C, bem como oferece testes rápidos para estes agravos, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito às diferenças.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT