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Acolhimento a usuários é aprimorado no Hospital Universitário de Lagarto

Resolutividade

Acolhimento a usuários é aprimorado no Hospital Universitário de Lagarto

Pacientes têm sinais vitais monitorados ao chegar à unidade hospitalar

Lagarto (SE) – O fluxo de acolhimento, classificação e atendimento na porta de entrada do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS) e à Rede Ebserh, passa a ser gerido a partir de agora por enfermeiro lotado no setor de Acolhimento e Classificação de Risco. A presença desse gerente de fluxo de atendimento, nos três turnos, aprimora a recepção aos usuários da unidade hospitalar.

“Agora temos enfermeiro nesse setor 24 horas por dia para acolher os usuários”, observa Luana Dantas, chefe da Divisão de Enfermagem. “E já contamos também com técnico de enfermagem na recepção para um primeiro contato com cada um dos pacientes, escutando suas principais queixas, verificando os sinais vitais (pressão, temperatura, pulso arterial, glicemia e nível de oxigenação do sangue) e possíveis sinais de agravamento, para depois serem encaminhados para o devido atendimento pelo enfermeiro da classificação de risco”, explica.

O Acolhimento com Classificação de Risco é a forma adotada pelo hospital para categorizar o usuário que procura a unidade hospitalar de acordo com o Protocolo de Manchester, sistema esse adotado pela Ebserh para os seus hospitais “porta aberta” que possuem Urgência e Emergência, como é o caso do HUL.  

O Protocolo de Manchester utiliza um sistema de cores para organizar o atendimento. A ferramenta foi desenvolvida para possibilitar melhorias na organização dos serviços de emergência, com os atendimentos sendo realizados de acordo com o grau de gravidade apresentado pelo paciente, com os riscos de agravamento ou ainda com o grau de vulnerabilidade dos mesmos. O objetivo maior é oferecer um atendimento mais qualificado, organizado e humanizado - quem mais precisa é atendido primeiro; os casos mais leves ou menos graves, em seguida.

Classificação

Aos usuários com condição de saúde mais grave é atribuída a cor vermelha (Emergência); os casos muito urgentes recebem a cor laranja (Muito Urgente); os casos urgentes, a cor amarela (Urgente); já aqueles que recebem a cor verde (Pouco Urgente) e azul (Não Urgente) são casos de menor gravidade. A classificação é feita a partir das queixas, sinais vitais, oxigenação, nível de dor, glicemia entre outros sintomas.

Os usuários classificados com a cor vermelha precisam de atendimento imediato; os classificados como laranja precisam de atendimento urgente; aqueles classificados como amarelo precisam de atendimento, mas podem esperar; os classificados como verde exigem atendimento médico, que pode ser feito também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); e para os classificados como azuis usa-se a ordem de chegada ou podem ser direcionados a UBS.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh​.

Com informações do HUL-UFS