Notícias Notícias

Voltar

Médica da Rede Ebserh ressalta importância da vacina contra o sarampo

Prevenção

Médica da Rede Ebserh ressalta importância da vacina contra o sarampo

De acordo com profissional do HU-UFS, não há um tratamento específico para a enfermidade

Aracaju (SE) – O Brasil voltou a sofrer com casos de sarampo, especialmente na região Norte, o que não significa que as outras regiões do país estão livres da doença. A afirmação é de Márcia Lima, infectologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Rede Ebserh. Segundo ela, a recomendação é se vacinar, orientação válida não só para as crianças, mas para adolescentes e adultos, evitando a circulação do vírus no país.

“Como rotina, o governo disponibiliza a vacina aos bebês de 12 e 15 meses e a todos os adultos até 49 anos. Normalmente são duas doses até os 29 anos, e entre 30 e 49 anos uma dose. Os que estão acima de 50 anos e não comprovarem vacinação anterior também devem se imunizar”, informa. A vacina não é recomendada para gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de seis meses de idade e pessoas imunocomprometidas, ou seja, com quadro de doenças que abalam significativamente o sistema imune.

A infectologista ressalta que o sarampo é uma doença infectocontagiosa, aguda, viral e grave. “Os principais sintomas do sarampo são febre, exantema [manchas pelo corpo], conjuntivite, tosse e coriza”, diz.  A doença é transmitida normalmente na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite. De acordo com a médica, a maioria das pessoas consegue se recuperar, mas não há um tratamento específico para a enfermidade.

“O tratamento profilático com antibióticos não é indicado. Em crianças, é recomendável a administração da vitamina A, reduzindo a ocorrência de casos graves e fatais. Nos casos sem complicações, independente da faixa etária, deve-se manter a hidratação, o suporte nutricional e diminuir a hipertermia [febre]”, orienta.

Márcia Lima lembra também que, como consequência do sarampo, é possível que ocorram complicações, a exemplo de otites e pneumonia. Além disso, de 10 a 20 anos mais tarde, podem aparecer doenças neurológicas. O contágio, informa a médica, ocorre geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, sendo possível também pela dispersão de gotículas com partículas virais no ar, especialmente em locais fechados, como escolas e clínicas.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFS