Notícias Notícias

Voltar

Novo método garante economia de 13% com estoques no HU-UFSC

Otimização de recursos

Novo método garante economia de 13% com estoques no HU-UFSC

Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) consignados tiveram redução de R$ 278 mil

Florianópolis (SC) – Com foco na melhoria contínua, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Rede Ebserh adotou uma prática inovadora na cadeia de suprimentos de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) consignados, utilizando uma metodologia chamada Lean, que garantiu maior controle no estoque, economia, redução de tempo e otimização da gestão destes materiais de alto custo. Na prática, houve uma economia de R$ 278 mil, valor equivalente à redução de 13% de estoques na prateleira.

Lean, em tradução literal, significa “enxuto”, e é isso que a metodologia traz para o processo, enxugando etapas, eliminando desperdício de tempo, reduzindo custos e volume de material estocado e otimizando espaço para estes estoques. Isso se dá porque, ao analisar toda a cadeia e fazer o mapeamento de todo o processo, o sistema permite que a instituição trabalhe com o que é absolutamente necessário.

A chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Heloisa Amaral, explicou que a aplicação da metodologia no HU, depois de todas as melhorias, permitiu a redução no estoque de OPME sem qualquer alteração ou impacto negativo na oferta deste material, além de agilizar o trabalho, reduzindo o timing dos processos e otimizando a logística. “A melhoria dos processos de trabalho está contemplada no planejamento estratégico do Hospital Universitário”, explicou a diretora ao fazer um breve histórico sobre este trabalho.

Segundo ela, tudo começou quando foi procurada pelo professor Guilherme Tortorella, da Engenharia de Produção da UFSC, em 2017, que realiza pesquisas sobre a cadeia de suprimentos e a utilização de métodos enxutos nas instituições. “A partir deste contato, vimos a oportunidade de adoção da metodologia e iniciamos pela cadeia de suprimentos de OPME”, relatou Heloisa Cristina, acrescentando que os resultados do trabalho foram apresentados ao Colegiado Executivo do hospital.

Agora, já está sendo discutida a adoção da metodologia em outros setores. Em abril, o projeto de implantação do sistema foi iniciado no setor de Hotelaria na área de Nutrição e Dietética, nos processos de trabalho que envolvem a gestão de Dietas Enterais. O resultado da pesquisa desenvolvida no hospital pelo professor Tortorella, juntamente com as orientandas de doutorado Gabriela Borges e Jéssica de Oliveira, foram apresentados no VIII Congresso de Sistemas Lean, realizado em junho deste ano em Florianópolis.

Os profissionais envolvidos destacaram que a parceria com a Engenharia de Produção teve respaldo e apoio da alta gestão do HU, em especial da Gerência de Ensino e Pesquisa e da Gerência de Administração do HU, que tem uma ligação direta com as áreas envolvidas nos projetos.

O gerente administrativo, Paulo Portella, que vem se articulando com os departamentos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da UFSC para o desenvolvimento de projetos voltados para a área de eficiência energética do HU, afirma que estas parcerias aumentam as possibilidades de melhorias nos processos de trabalho e sustentabilidade, alavancando a gestão em saúde.

Sobre a Ebserh

Desde março de 2016, o HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSC