Notícias Notícias

Voltar

Hospital de Lagarto oferece espaço criativo para usuários e acompanhantes

Acolhimento

Hospital de Lagarto oferece espaço criativo para usuários e acompanhantes

Encontro semanal discute temas de saúde de forma criativa no HUL-UFS

Lagarto (SE) – Oferecer um espaço criativo e acolhedor para acompanhantes, pacientes e profissionais. A proposta vem sendo desenvolvida numa parceria envolvendo profissionais da Rede Ebserh e da Residência Multiprofissional do Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), desde abril deste ano, todas as quartas-feiras, com base na Política Nacional de Humanização. 

Em cada encontro são desenvolvidas ações sobre diversos temas de saúde, utilizando estratégias para que seja um espaço divertido e ao mesmo tempo resolutivo para usuários, acompanhantes e profissionais que atuam na unidade hospitalar. As ações estão sendo estimuladas e acompanhadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HUL. 

Dentre as atividades desenvolvidas, grupos de trabalho no Pronto Socorro, para qualificar e melhorar o atendimento; na Pediatria, com atividades voltadas para mães de crianças internadas, com ações de educação em saúde; e nas Clínicas Médica, Cirúrgica e Pronto Socorro, com atividades de humanização com os usuários e acompanhantes. O objetivo é atingir os vários setores do hospital, integrando cada vez mais as ações desenvolvidas, pensando na questão da humanização como algo transversal a todas as práticas de saúde. 

Graci Kelly da Conceição, 22, moradora de Lagarto, destacou como mais importante no encontro a presença de profissionais de várias áreas, e a troca de experiência com outros pacientes e acompanhantes. “Ajudou muito as informações e orientações que foram passadas, principalmente no lidar melhor com a situação da minha vó, que está internada há 20 dias aqui no hospital”, observou. “A gente fica aqui num momento difícil, complicado e ter participado fez me sentir melhor, mais fortalecida; cheguei triste e depois mudei”, disse.

Para a enfermeira assistencial Érika Gonçalves, a ideia inicial foi a de aproximar os pacientes e acompanhantes em atividade dentro das enfermarias, utilizando a arte como promoção da saúde por meio da música, teatro, dinâmicas, dentre outras estratégias. “Desde o primeiro momento no HUL percebemos a necessidade de ações de humanização e participação da residência multiprofissional, entendendo a residência como grande potencial transformador dentro da unidade”, ressaltou.

Com a chegada de novos profissionais da psicologia e da terapia ocupacional agora em junho, convocados do concurso promovido pela Rede Ebserh, o projeto foi potencializado e novas ações foram agregadas. “Assim que cheguei ao hospital identifiquei a necessidade de criação de ações de humanização, então busquei profissionais e iniciativas que já vinham acontecendo, como é o caso desse projeto”, lembrou Aline Alves, psicóloga assistencial do HUL. “A partir daí temos realizado encontros, reuniões com o objetivo de trocar experiências e possibilitar ações mais concretas, pensando também na qualificação do serviço ofertado pelo hospital em favor da coletividade”, disse.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

Com informações do HUL-UFS