Notícias Notícias

Voltar

Síndrome do Climatério é tema de simpósio na Maternidade Januário Cicco

Saúde da Mulher

Síndrome do Climatério é tema de simpósio na Maternidade Januário Cicco

Evento foi transmitido via videoconferência para o Hospital Ana Bezerra e Hospital de Doenças Tropicais

Natal (RN) – A Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, realizou na última semana, julho, o I Simpósio de Climatério. O evento contou com a presença de 84 participantes, entre eles, alunos de graduação e dos cursos de residência médica e multiprofissional, além de preceptores e professores da saúde.

Com o tema “A importância do olhar do ginecologista no manejo da Síndrome Climatérica”, o simpósio coordenado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) da Mejc iniciou com a conferência de abertura “A Densitometria óssea na prática clínica”, proferida pelo médico endocrinologista Josivan Lima.

Seguindo a programação, houve a palestra “O perfil global da mulher climatérica sob uma ótica multiprofissional”, ministrada em conjunto pelos profissionais que atuam no ambulatório da maternidade: a médica ginecologista Iaponira Vidal, o educador físico Sávio Camargo e a terapeuta ocupacional Tacyanne Bilro.

A gerente de Ensino e Pesquisa da Mejc, Maria da Conceição Cornetta, aponta para a necessidade de dar continuidade aos eventos de Ensino e Pesquisa, ressaltando a importância da saúde da mulher. “O empenho na realização do I Simpósio de Climatério foi preponderante para o sucesso do evento. A equipe da GEP procurou dar amplitude à uma temática tão comum no ambulatório da maternidade, mas com tamanha relevância na realidade social da mulher”, afirma.

O Climatério

Período da vida biológica da mulher que marca a transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva, o climatério pode ser entendido como um processo de mudanças físicas e emocionais para a mulher, que pode ser influenciado por múltiplos fatores, como história de vida, ambiente, cultura, costumes, particularidades individuais, entre outros, afetando de forma diferente cada mulher e repercutindo nos seus sentimentos e na sua qualidade de vida.

O climatério geralmente ocorre em mulheres acima de 45 anos de idade, sendo nesta fase que ocorre a menopausa, ou seja, a última menstruação.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a maternidade faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Com informações da Mejc-UFRN