Notícias Notícias

Voltar

Hospital de Cajazeiras implanta serviço de ultrassonografia com oferta para mulheres

Exames

Hospital de Cajazeiras implanta serviço de ultrassonografia com oferta para mulheres

Por mês, serão realizados quase 700 procedimentos em mulheres, crianças e adolescentes

Cajazeiras (PB) – Em uma carroça, Janiane Cavalcanti chega ao Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Rede Ebserh, acompanhada do marido e do filho mais novo. A agricultora, que está grávida de 7 meses e mora em um povoado próximo a Cajazeiras, é uma das beneficiadas com o novo serviço de ultrassonografia implantado este mês na unidade. O serviço deve desafogar todo o sistema, além de garantir maior rapidez nos agendamentos e satisfação por parte das usuárias, que costumam esperar meses pelo exame. Serão ofertadas quase 700 ultrassonografias por mês para mulheres, crianças e adolescentes.

“O médico tentou marcar para a Policlínica do município [um dos pontos onde são feitos os procedimentos], mas estava lotado, não tinha mais vaga. Estou esperando por esse ultrassom, principalmente porque ainda não sei o sexo e não comprei nada do enxoval. Tenho certeza que terei um bom atendimento”, disse Janiane, pouco antes de entrar no consultório.

A regulação é feita por meio dos municípios, um total de 15 cidades cuja população de mais de 177 mil pessoas já é referenciada para o HUJB nos casos de pediatria. Antes da oferta do serviço de ultrassonografia voltada à saúde da mulher no hospital universitário, os únicos pontos que disponibilizavam o exame em Cajazeiras eram a Policlínica e a Maternidade Dr. Deodato Cartaxo.

“A regulação dos atendimentos eletivos do HUJB está sendo feita por meio do agendamento pela Central de Regulação e Exames e Consultas (Crec) do município de Cajazeiras e posteriormente pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Os usuários são atendidos na Unidade Básica de Saúde da Família e encaminhados para a Crec”, detalhou a chefe do setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUJB, Tereza Araújo.

A usuária Josefa Framíria, de 23 anos, disse que esperou mais de dois meses porque o exame também estava agendado para fazer na policlínica do município. “Nunca havia feito pelo SUS [Sistema Único de Saúde] porque demorava demais. Agora, foi mais rápido porque nos remanejaram para o HUJB. Estão todos de parabéns pela organização e limpeza do ambiente, e principalmente pelo excelente atendimento dos profissionais daqui”, contou a agricultora.

Ainda segundo a chefe do setor de Regulação, a oferta para as ultrassonografias é de segunda-feira a sábado, com 30 vagas diariamente, sendo que quatro dessas vagas são destinadas aos pacientes internos. “A capacidade de Ultrassonografias mensal é de aproximadamente 660, incluindo abdômen total, rins e vias, obstétrico, tireoide, mama, pélvica, transvaginal, articulação, obstétrico com doppler, bolsa testicular, glândulas salivares, parede abdominal, cervical, abdômen superior e região inguinal”, enumerou Tereza.

“Com esta última contratação dos empregados públicos concursados, vimos tornar-se realidade serviços que antes não eram possíveis por falta de pessoal. Além dos exames de ultrassonografia, contamos agora com a ampliação do número de consultas e especialidades nos ambulatórios, a implantação do pré-natal de alto risco e a abertura da maternidade, que deve funcionar até 2019”, relatou a superintendente Mônica Paulino, referindo-se ao concurso realizado pela Ebserh para o HUJB.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUJB-UFCG