Notícias Notícias

Voltar

Projeto prevê Laboratório de Pesquisa Clínica para uso conjunto de hospitais do RN

Conhecimento

Projeto prevê Laboratório de Pesquisa Clínica para uso conjunto de hospitais do RN

Proposta da Rede Ebserh é estruturar um centro de pesquisa clínica para potencializar a produção de conhecimento científico e tecnológico

Santa Cruz (RN) – Foi realizada, nesta segunda-feira, 23, uma reunião envolvendo os hospitais da Rede Ebserh no estado do Rio Grande do Norte (RN), para discutir um projeto de implantação de um laboratório de pesquisa clínica para uso conjunto pelas três unidades hospitalares: Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) e Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), todos vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Participaram da reunião o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, os superintendentes Stênio Silveira (Huol-UFRN) e Cláudia Dantas Rubim (Huab-UFRN), a coordenadora de Formação Profissional da Rede Ebserh, Caroline Valero, os gerentes de Ensino e Pesquisa das três unidades, Maria Conceição Cornetta (Mejc), Simone Pedrosa (Huab) e Irami Araújo Filho (Huol).

Para Kleber Morais, “a proposta de estruturação de um centro de pesquisa clínica poderá potencializar a produção e disseminação de conhecimento científico e tecnológico e o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços pelas unidades hospitalares”. Caroline Valero acrescenta que “o projeto vai ao encontro do direcionador estratégico da Ebserh ‘Inovação e vanguarda em pesquisa aplicada’”.

Visita

Após o encontro, houve uma visita às obras de reforma que estão sendo realizadas no novo Anexo Miguel Lula de Farias, do Huab-UFRN. Em fase final de construção estão o novo auditório, novas instalações para coleta do laboratório e a unidade de reabilitação. Já em funcionamento encontram-se no mesmo local o almoxarifado geral, de medicamentos, de alimentos, entre outras atividades, como por exemplo a sala de vídeo-monitoramento.

Para complementar o roteiro, seguiu-se uma rápida visita ao prédio principal do Huab, onde os presentes foram informados sobre qual o uso que será dado aos espaços liberados com a transferência de várias atividades para o anexo Miguel Lula de Farias.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, os hospitais da UFRN fazem parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

 

 

Projeto prevê Laboratório de Pesquisa Clínica para uso conjunto de hospitais do RN
Com informações do Huab-UFRN