Notícias Notícias

Voltar

Complexo Hospitalar da UFPA inaugura novo Parque de Diagnóstico por Imagem

Exames

Complexo Hospitalar da UFPA inaugura novo Parque de Diagnóstico por Imagem

Espaço funcionará com cinco serviços para atender a população

Belém (PA) – Foi inaugurado, nesta sexta-feira, 27, o novo Parque de Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado à Rede Ebserh. O espaço funcionará com cinco serviços para atender a população em diversas modalidades de exames, que correspondem aos de raios X, tomografia computadorizada, mamografia digital, hemodinâmica e ressonância magnética.

A expectativa é que até o final deste ano a hemodinâmica esteja em plena atividade. Para isso, o presidente da Ebserh, Kléber Morais, garantiu que o HUJBB receberá total apoio para o equipamento funcionar o quanto antes. “O Barros Barreto tem um futuro brilhante e suas necessidades estão sendo supridas pela Rede ebserh. Então, vamos liberar o mais rápido possível os recursos para que a hemodinâmica esteja dentro dos padrões que devem ser feitos”.

“Esse é um dia muito especial para todos nós, é mais um passo que o nosso Complexo dá para consolidar-se enquanto estrutura hospitalar da Rede Ebserh. Os serviços já estão sendo oferecidos pelo SUS e na próxima contratualização estarão presentes, aumentando as possibilidades de arrecadação”, afirmou o superintendente do Complexo Hospitalar, Paulo Amorim.

Para o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira, “inaugurar uma estrutura dessa magnitude é muito importante porque permitirá aos nossos profissionais melhores possibilidades para a realização dos diagnósticos e assim atenderem cada vez melhor os nossos pacientes”.

Também presente na cerimônia, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, destacou a importância dos hospitais da Amazônia trabalharem em rede para oferecer melhores serviços à população, pois “se trata “de uma área com muitas particularidades, e na saúde não é diferente, por conta das dificuldades de acesso da população aos centros urbanos”. 

Equipamentos

A ressonância magnética é de alto campo, com tecnologia de ponta e capacidade para realização de mais de 30 exames por dia, dentre eles, encéfalo, coluna, abdome, pélvica, próstata, coração e angiografias. "Com a entrada dessa ressonância magnética, a Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI) do Barros Barreto preenche uma lacuna de grande importância à população do Pará, que atualmente conta com poucas instituições hospitalares para realizar, gratuitamente, esses exames de alta complexidade", enfatiza o chefe da UDI, Valtenis Melo.

Outro destaque é o aparelho de Raios X, telecomandado com sistema de televisão e de captação de imagem digital, permitindo melhor visualização e precisão no diagnóstico. Quanto ao serviço de mamografia, o equipamento é totalmente digital, com workstation operacional e workstation para laudos, o que permite maior precisão dos resultados dos exames, como as microcalcificações.

Valtenis informa que a tomografia computadorizada é Multslice de 64 canais, o que permite aquisição de imagem de todo o corpo do paciente em menos de um minuto. “Esse é um grande avanço para o médico observar as diversas patologias do corpo e administrar junto ao paciente um tratamento eficaz”, ressalta.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2015, o Complexo Hospitalar da UFPA faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do Complexo Hospitalar da UFPA