Notícias Notícias

Voltar

Projeto do HU-Univasf leva orientações de saúde por meio do cinema

Sétima arte

Projeto do HU-Univasf leva orientações de saúde por meio do cinema

Proposta é orientar cuidadores e profissionais utilizando vídeos, dinâmicas e discussões

Petrolina (PE) – Mais do que entreter ou emocionar, o cinema também pode ser usado como ferramenta didática para diversas temáticas, inclusive as que envolvem a área da saúde. Pensando em todo o apelo e encantamento que a sétima arte desperta, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, desenvolveu o projeto “Cinemateca Itinerante”.

A proposta da equipe Multiprofissional da Clínica Cirúrgica do HU é levar orientações a cuidadores e profissionais por meio de vídeos, dinâmicas e discussões acerca de temas referentes à assistência aos pacientes. A previsão é que os encontros aconteçam quinzenalmente e por vários setores do hospital. “Queremos melhorar a ambiência e as relações, com uma atividade que foge da rotina e atenda às necessidades de trazer esclarecimentos sobre determinados assuntos”, explicou a terapeuta ocupacional Priscila Simões.

A primeira sessão da Cinemateca aconteceu na última sexta-feira, 27. O conteúdo trabalhado pela equipe foi “Contaminação Cruzada”. Além de assistirem a um vídeo, os participantes interagiram durante uma dinâmica que pretendia demonstrar como ocorre a transmissão de bactérias e vírus por meio do uso de objetos comuns, como copos, celulares, entre outros. Os acompanhantes receberam explicações a respeito das precauções que precisam tomar, especialmente, com os pacientes em isolamento de contato.

Glaudistone Souza está acompanhando o período de internamento de seu cunhando no HU. Ele contou que foi muito importante participar da atividade do projeto, principalmente por esta ser a primeira vez que precisa cuidar de um paciente. “Foi muito interessante; além da distração vieram as informações sobre segurança e higiene e como elas são importantes para preservar a saúde de todos”, disse.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o HU-Univasf é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-Univasf