Notícias Notícias

Voltar

Endoscopia passa a ser oferecida pelo Hospital Universitário de São Carlos

Exames

Endoscopia passa a ser oferecida pelo Hospital Universitário de São Carlos

São atendidos pacientes do ambulatório do HU-UFSCar encaminhados pelo município

São Carlos (SP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Rede Ebserh, iniciou os atendimentos do Serviço de Endoscopia. O primeiro exame endoscópico foi realizado no final de julho e representa mais uma expansão do hospital, planejada em parceria e de acordo com a demanda do município e da região, além de ser um novo espaço para o ensino no HU.

Foram investidos R$ 2,3 milhões para adequação de estrutura física, aquisição de equipamentos e contratação de recursos humanos. “As salas de exame e os equipamentos novos estão de acordo com as melhores práticas em endoscopia, respeitando a legislação vigente, além de serem de excelente qualidade técnica”, afirma Lucimar de Avó, chefe do Setor de Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-UFSCar.

Inicialmente, os exames estão sendo agendados às segundas-feiras, pela manhã, com atendimento para pacientes provenientes do próprio ambulatório de Gastroenterologia do HU, que são encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Carlos. “Até definirmos adequadamente os fluxos e possíveis ajustes no processo de realização de exames endoscópicos, manteremos o atendimento a esse público. Tão logo esses processos estejam ajustados, os exames serão ofertados via SMS”, explica Lucimar de Avó.

Segundo o chefe do setor, a instalação do Serviço de Endoscopia é importante para o HU por ampliar a oferta de exames de maior complexidade, que atendam a demanda do município e que contribuam para a formação acadêmica dos estudantes que realizam seus estágios no HU. “Atualmente, existe espera considerável para a realização de endoscopia na rede de atenção à saúde de São Carlos e região. O nosso objetivo é reduzir essa ‘fila’ e oferecer ao paciente um serviço de excelência”.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 filiais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSCar