Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Dourados oferece atendimento a vítimas de violência sexual

Acalento

Hospital Universitário de Dourados oferece atendimento a vítimas de violência sexual

Todo o processo, desde a assistência à saúde até o Boletim de Ocorrência e perícias, é realizado no HU-UFGD

Dourados (MS) – O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, possui um Programa Multiprofissional de Assistência a Vítimas de Crimes Sexuais. O Programa Acalento tem como objetivo combater a violência contra a mulher e foi apontado como boa prática nesse tipo de situação durante o Seminário Estadual “Enfrentamento à violência contra as mulheres”, realizado na última semana em Campo Grande (MS).  

O HU-UFGD já era a referência para o atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência sexual, em Dourados. O diferencial instituído pelo programa, no entanto, é a otimização da assistência de forma global, pois todo o ciclo de atenção é feito em um único local: no próprio hospital, sem a necessidade de deslocamentos por parte da vítima.

Desta forma, a vítima é acolhida por profissionais médicos e enfermeiros que acionam a assistência de outros integrantes do grupo multiprofissional, como assistentes sociais, psicólogos e outros médicos especialistas que, por ventura, necessitem avaliar o quadro. As vítimas são, inclusive, atendidas em uma sala especificamente preparada para a finalidade, a “sala lilás”, onde é feita a profilaxia para doenças sexualmente transmissíveis e a anticoncepção.

Paralelo a esse atendimento, se a vítima (a mulher) ou familiares (da criança) estiverem de acordo, a Polícia Civil é ativada para enviar uma equipe ao hospital, de forma a registrar o Boletim de Ocorrência e requerer as perícias, que são realizadas também no próprio HU-UFGD, já que, por meio do Acalento, ele passou a ser um posto médico-legal. Antes, muitas vítimas não compareciam à delegacia devido à gravidade de suas lesões e, consequentemente, deixavam de denunciar o crime e passar pela coleta de vestígios.

Humanização no atendimento

O atendimento completo no hospital tem grandes vantagens, tanto para o paciente quanto para a equipe multiprofissional envolvida no cuidado, pois reflete sobre a vítima uma sensação de acolhimento e aumenta as chances de resolução do caso, com a punição do autor. “Essa formatação permite a interação entre os membros do programa, sendo que a coleta do histórico da violência sexual será realizada por um deles. Desta forma, as informações são repassadas a todo o grupo, evitando que a vítima reviva o trauma ao ter que relatar diversas vezes, a vários profissionais, os fatos ocorridos”, esclarece o coordenador do programa, Guido Gomes, que é médico legista e chefe do Núcleo de Medicina Legal de Dourados, além de atuar no HU-UFGD.

Outra característica do programa, além da humanização, é a agilidade que propicia na coleta de provas, essencial para a confirmação do crime e a determinação da autoria. “Os vestígios físicos não são permanentes, são lábeis, portanto sua coleta deve ser feita de forma ágil”, afirma o médico. Até o momento, desde que foi instituído, o Programa Acalento proporcionou atendimento diferenciado a 14 mulheres e crianças vítimas de crimes sexuais.

Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFGD