Notícias Notícias

Voltar

Hucam-Ufes expande atendimento para doentes renais crônicos

Hemodiálise

Hucam-Ufes expande atendimento para doentes renais crônicos

Número de vagas para este tipo de paciente aumenta, de imediato, em 40% com nova instalação​

Vitória (ES) - Pacientes com doença renal crônica de todas as regiões do Espírito Santo passam a usar um novo espaço, de cerca de 500 metros quadrados de área construída, para sessões de hemodiálise no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo e à Rede Ebserh.  O número de vagas para este tipo de atendimento aumenta, de imediato, em 40% com a expansão.

Usam a estrutura os pacientes atendidos nos ambulatórios do Hucam que evoluem para o quadro crônico de doença renal. Por sua vez, chegam aos ambulatórios os usuários do Sistema Único de Saúde que são referenciados por unidades básicas de saúde dos municípios capixabas.

O Hucam-Ufes está integrado à Rede de Atenção ao Doente Renal Crônico do SUS no estado. O Centro de Diálise do Hucam realiza cerca de 450 hemodiálises por mês e, com a expansão, o espaço antigo foi adequado para ser usado apenas pelos doentes renais agudos. O novo salão, por sua vez, dispõe de infraestrutura para futuras expansões no número de atendimentos.

Foram cerca de R$ 1,7 milhão em investimento, metade por meio de doações e a outra com verba administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que faz a gestão do Hucam-Ufes. Ao todo, o centro tem agora 20 máquinas de hemodiálise: 12 delas no salão principal, e as outras divididas para pacientes com doença renal aguda, além de equipamentos de reserva obrigatória para o caso de alguma pane nas máquinas titulares. 

O atendimento ao doente renal crônico no Hucam não se limita à hemodiálise e inclui um trabalho multiprofissional, com uma equipe formada por psicólogo, enfermeiros, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hucam-Ufes