Notícias Notícias

Voltar

Exames de ecocardiograma são ofertados no Hospital de Doenças Tropicais da UFT

Apoio Diagnóstico

Exames de ecocardiograma são ofertados no Hospital de Doenças Tropicais da UFT

As modalidades disponibilizadas são: ecocardiograma transtorácico (adulto e infantil) e o ecocardiograma

Araguaína (TO) - A “ultrassonografia do coração”, exame intitulado por ecocardiograma, é ofertado aos pacientes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede Ebserh. O serviço era terceirizado e foi inserido à rotina do hospital no primeiro semestre de 2018, após contratação do profissional especialista no concurso.

As modalidades disponibilizadas são: ecocardiograma transtorácico (adulto e infantil) e o ecocardiograma fetal, que permite ver o coração do bebê dentro da barriga da mãe. Os atendimentos são direcionados aos usuários internados e aos ambulatoriais que necessitam de acompanhamento para avaliar como está a função do coração. Os médicos da instituição, principalmente os cardiologistas quando detectam alguma alteração no órgão, encaminham o paciente para a realização do exame.

O exame é utilizado na avaliação de sopros cardíacos, dor torácica e outras diversas doenças sistêmicas que afetam o coração, inclusive algumas doenças infecciosas que podem dar repercussão no coração. Conforme esclarece o médico especialista em cardiologia pediátrica e ecocardiografia, Marcio Brito, o exame é simples, sem efeitos colaterais, sem dor, e bem semelhante ao ultrassom. “O procedimento permite a visualização tanto da anatomia, como da sua funcionalidade, a fim de verificar seu correto funcionamento”, concluiu.

Perfil do hospital

O HDT-UFT é um hospital universitário, de pequeno porte que oferta serviços especializados no tratamento de doenças infectocontagiosas e parasitárias, e o expediente é realizado por meio de encaminhamentos oriundos dos serviços de saúde que compõem a Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O serviço de ecocardiograma é atribuição da Unidade de Apoio Diagnóstico, vinculado ao Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e poderá ser ofertado para a RAS do estado do Tocantins após a contratualização com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT