Notícias Notícias

Voltar

HU-Furg oferece atendimento oftalmológico à população de rua

Ação social

HU-Furg oferece atendimento oftalmológico à população de rua

Atividade pretende realizar testes de acuidade visual em 80 pessoas

Rio Grande (RS) – O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) e à Rede Ebserh, oferecerá exames oftalmológicos à população em situação de rua no próximo domingo, 19. Se você conhece alguém nessa situação, encaminhe-o ao Largo Dr. Pio, onde a ação de saúde acontecerá das 10 às 15h. Serão reunidos outros parceiros e oferecidos diferentes serviços na área de saúde.

Na ocasião, um técnico ótico e uma enfermeira do HU-Furg realizarão testes de acuidade visual, que detecta problemas de visão. A expectativa é que cerca de 80 pessoas em situação de rua sejam atendidas. Os pacientes que apresentarem problemas de visão serão encaminhados para consultas oftalmológicas, sendo o atendimento realizado diretamente no hospital, conforme agendamento feito durante a ação. Após a consulta, as pessoas que necessitarem, serão encaminhadas para receberem gratuitamente óculos.

A ação visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-Furg