Notícias Notícias

Voltar

Tuberculose é tema de evento do Hospital Universitário de Campo Grande

Saúde Pública

Tuberculose é tema de evento do Hospital Universitário de Campo Grande

Humap-UFMS debaterá pesquisas e desafios atuais sobre a doença; palestras ocorrem na próxima sexta-feira

Campo Grande (MS) – O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e à Rede Ebserh, realizará, nesta sexta-feira, 24, o Colóquio sobre Temas Emergentes em Saúde Pública com o tema Tuberculose. O evento é gratuito e aberto ao público, com início às 10h no auditório 1 da Famed, na UFMS. Será emitido certificado ao público presente.

A programação prevê três palestras: “Gaps de pesquisa em tuberculose”, com a professora Ethel Maciel, do grupo de pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); “Desafios do programa estadual de tuberculose”, ministrada pela enfermeira da equipe de apoio técnico do Programa Estadual de Controle de Tuberculose (PECT/SES), Cleide Alves; e “Tuberculose e HIV: desafios e cotidiano no serviço de referência”, com a professora da Faculdade de Medicina da UFMS (Famed) Anamaria Paniago.

Também haverá debates e abertura para perguntas do público, que serão mediadas pela professora da Famed Sandra Leone.

Colóquios

Os colóquios são uma ação de extensão do Setor de Projetos da Faculdade de Medicina (Famed) da UFMS em conjunto com o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia da Gerência de Vigilância em Saúde e da Unidade de Doenças Infectoparasitárias do Humap-UFMS, em parceria com os programas de pós-graduação em doenças infecciosas, saúde da família e enfermagem da UFMS, Sesau e SES.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Humap-UFMS