Notícias Notícias

Voltar

HC-UFPE promove ação para 400 pacientes do Ambulatório de Cirurgia Vascular

Circulando Saúde

HC-UFPE promove ação para 400 pacientes do Ambulatório de Cirurgia Vascular

Serão realizados exames, consultas e palestras educativas para diminuir a fila de espera

Recife (PE) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), vinculado à Rede Ebserh, atenderá 300 pacientes da fila de espera do Ambulatório de Cirurgia Vascular e realizará 100 ultrassonografias com doppler, além de palestras educativas sobre a saúde vascular, na próxima sexta-feira, 31, das 7 às 19h.

A ação chamada “Circulando Saúde” é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e a Regional Pernambuco (SBACV-PE), com apoio da iniciativa privada.

Os pacientes foram agendados previamente por contato telefônico feito pelo HC e devem chegar no horário determinado antecipadamente. “Com esses atendimentos, vamos diminuir a nossa fila de espera”, explica a cirurgiã vascular Catarina Almeida. As pessoas contatadas apresentam problemas de má circulação nas pernas e pés como varizes, desconforto, inchaço e dores.

Cerca de 20 médicos especialistas, residentes de cirurgia vascular e estudantes realizarão os atendimentos. Eles também vão orientar os pacientes quanto aos sinais e sintomas das principais doenças vasculares, chamando atenção para os perigos de alguns comportamentos de risco, medidas preventivas a serem adotadas e a importância de realizar o tratamento correto. 

Ao longo do dia, o evento terá três palestras: “Conhecendo a doença venosa, suas complicações e como evitá-las”; “As principais doenças que afetam a circulação: como diminuir os danos causados?”; e “Tratando a doença venosa – uma abordagem multidisciplinar: do profissional (médico, fisioterapeuta, enfermeiro) ao paciente e familiares”.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE