Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Brasília promove 16ª Feira de Saúde em comunidade do DF

Assistência

Hospital Universitário de Brasília promove 16ª Feira de Saúde em comunidade do DF

Evento gratuito será no dia 25 de setembro, de 9 as 16h, no Ginásio Poliesportivo do Itapoã

Brasília (DF) – Para prevenir doenças e cuidar da própria saúde, a população precisa de informação. Essa é a proposta da 16ª Feira de Saúde do Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e à Rede Ebserh. O evento ocorre dia 25 de setembro, de 9 às 16h, no Ginásio Poliesportivo do Itapoã (cidade satélite do Distrito Federal), ao lado do Restaurante Comunitário. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

“O principal objetivo é trabalhar a educação em saúde com a comunidade para que as pessoas possam se apropriar do autocuidado e ter acesso a informações de prevenção”, explica a gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Mendonça. Os responsáveis por levar essas orientações formam um grupo de aproximadamente 200 pessoas, entre profissionais e residentes do hospital, estudantes e professores da UnB e a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 02 do Itapoã.

A ação integra a programação da 18ª Semana Universitária da UnB e conta com o apoio da Administração Regional e da UBS do Itapoã. A grande novidade este ano é o local de realização da feira, que saiu da universidade para ficar mais perto da sociedade.

Quem passar por lá vai receber informações para prevenir câncer, doenças cardiovasculares, zoonoses, HIV e outras enfermidades, orientação nutricional e sobre saúde da mulher, saúde auditiva, uso racional de medicamentos, amamentação e doação de sangue, além de ter a oportunidade de fazer avaliação corporal, praticar yoga, reiki, aferir a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Haverá ainda vacinação infantil e distribuição de preservativos feminino e masculino. A feira também oferecerá aos agentes comunitários de saúde palestras ao longo do dia sobre prevenção de câncer de cabeça e pescoço.

Em um dos estandes da feira, será possível se cadastrar como doadora de leite materno para ajudar a alimentar os bebês internados na UTI Neonatal do HUB, mas toda a população pode contribuir. É só levar ao evento potes de vidro com tampa, usados para armazenar o leite materno.

Serviço

16ª Feira de Saúde HUB

Data: 25 de setembro de 2018

Horário: 9 às 16h

Local: Ginásio Poliesportivo do Itapoã (ao lado do Restaurante Comunitário)

Confira a programação.​

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB-UnB