Notícias Notícias

Voltar

Hucam-Ufes realiza simpósio sobre doação de órgãos em Vitória (ES)

Transplantes

Hucam-Ufes realiza simpósio sobre doação de órgãos em Vitória (ES)

Mobilização educativa do hospital faz parte das iniciativas alusivas ao Setembro Verde

Vitória (ES) – O Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e à Rede Ebserh, faz neste mês uma série de atividades educativas relativas ao Setembro Verde, quando é destacada em todo o país a importância da doação de órgãos e tecidos.

Dentre as ações, está o Simpósio de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, evento que está com inscrições abertas e ocorre dia 28 (sexta-feira) a partir das 7h30, no Auditório Rosa Maria Paranhos (Elefante Branco). Confira aqui a programação. Entre os palestrantes, estará o coordenador da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina, Joel de Andrade, que falará sobre a bem-sucedida experiência na captação de órgãos no estado catarinense, referência nacional no assunto. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cihdott@hucam.edu.br.

Antes disso, nos dias 24, 25 e 26, a Comissão Intra-hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Hucam abordará pacientes, funcionários e estudantes sobre com informação de qualidade. Um painel interativo ajudará na ação. E desde o início do mês, o monitor que fica logo na entrada principal de funcionários do Hucam exibe ilustrações sobre o tema (confira na galeria ao final do texto).

O objetivo desta mobilização educativa, de acordo com a coordenadora da Cihdott do Hucam, Caroline Mendes, é conscientizar cada cidadão de que é importante conversar com a família sobre a decisão em ser doador de órgãos e tecidos.

A aceitação da família ainda é o principal obstáculo à doação no Espírito Santo. De acordo com relatório da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), entre janeiro e junho deste ano, 36% dos parentes entrevistados em todo o estado recusaram a doação. Apesar do índice, o ES conseguiu ter números melhores que a média nacional, que foi de 48% de recusa dos parentes neste mesmo período.

Dentre outras atividades, a Cihdott, do Hucam realiza as entrevistas a parentes de potenciais doadores. A comissão realiza ainda cursos de capacitação com o intuito de habilitar o profissional de saúde para o momento da entrevista obrigatória aos parentes dos potenciais doadores. O consentimento da família é indispensável para a doação seguir seu processo, de acordo com a legislação brasileira.

Uma vez identificado o possível doador e fechado o protocolo de morte encefálica - que é indispensável -, o caso é informado à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Secretaria de Estado de Saúde. Lá, são avaliados todos os parâmetros do possível doador antes de informar a ocorrência ao Ministério da Saúde. E é essa pasta da União que, por sua vez, consulta uma lista nacional de pacientes que aguardam órgãos e tecidos para transplantes.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hucam-Ufes