Notícias Notícias

Voltar

Espaço Ecumênico é inaugurado no Hospital Universitário de São Carlos

Saúde e fé

Espaço Ecumênico é inaugurado no Hospital Universitário de São Carlos

A oferta desse espaço integra a humanização da unidade hospitalar

São Carlos (SP) – Nesta sexta-feira, 21, o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Rede Ebserh, inaugurou um Espaço Ecumênico, destinado a pacientes, familiares e funcionários da unidade hospitalar. O novo local é aberto a todas as religiões para que as pessoas possam fazer suas reflexões, orações, meditações e ter seus momentos de fé.\

A oferta desse espaço integra a humanização hospitalar – um importante pilar dentro da assistência à saúde por atingir diretamente os usuários. Estudos confirmam a positividade e a importância das orações em momentos difíceis da vida, pois são capazes de produzir fé e aumentar a confiança, diminuindo o estresse e as preocupações.

Para o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, amenizar parte do sofrimento dos pacientes e seus familiares, de forma acolhedora na assistência física e espiritual, é considerado um procedimento de humanização. “É um espaço que traz o pluralismo e a humanização ao atendimento de saúde. Com isso, reforçamos o compromisso da Rede Ebserh na excelência da assistência aliada ao ensino e pesquisa”, salientou Morais..

Segundo a superintendente do HU, Ângela Merice, o Espaço Ecumênico atende uma antiga reivindicação dos usuários e profissionais do HU e a Lei Federal nº 9.982, de 14 de julho de 2000, que dispõe sobre a assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e religiosas. "A criação do espaço ecumênico visa a humanização do cuidado no hospital. O processo de internação é, em sua maioria, sofrido, tanto para o paciente, quanto para a família. Por isso, a oferta de um espaço específico para a oração, reflexão e silêncio é muito importante”, afirmou.

O evento de inauguração contou ainda com a presença da reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, além de funcionários e convidados.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSCar