Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas da UFPE amplia oferta de exames por meio de novo Angiógrafo

Inauguração

Hospital das Clínicas da UFPE amplia oferta de exames por meio de novo Angiógrafo

Equipamento já está em operação e pode realizar exame radiográfico de veias e artérias

Recife (PE) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), vinculado à Rede Ebserh, passou a contar com um novo Angiógrafo, que permitirá um incremento na oferta de exames radiográficos de veias e artérias por meio de contraste intravenoso. A inauguração do novo equipamento, que substitui um antigo aparelho já obsoleto e em desuso, ocorreu nesta sexta-feira, 28. A previsão é de realizar 2 mil procedimentos terapêuticos e diagnósticos por ano.

O objetivo do Angiógrafo é “mapear” anormalidades e diagnosticar e prevenir doenças como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), embolia pulmonar, entre outros males congênitos e adquiridos. Podem ter acesso ao exame pacientes internados no hospital ou que fazem acompanhamento no ambulatório e ainda pessoas encaminhadas pela regulação da Secretaria Estadual de Saúde.

O novo Angiógrafo se soma a aparelhos de alta tecnologia presentes no HC-UFPE, como o PET-CT e a Ressonância Magnética, entre outros. O investimento foi de R$ 1,8 milhão, contando o valor do equipamento e dos serviços de adequações da estrutura para a instalação e correta manutenção do aparelho e seus acessórios.

Presente na solenidade, o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, destacou o compromisso da estatal na melhoria dos serviços dos hospitais universitários. “O dever da Rede Ebserh é melhorar a assistência à saúde da população sempre aliada ao ensino e à pesquisa, pilares das instituições de ensino. Dessa maneira, podemos formar os melhores profissionais de saúde do país e oferecer um atendimento de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Morais

Para superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, o equipamento trará um enorme avanço na prestação de serviço aos pacientes. “O Angiógrafo é uma importante conquista para o HC, que é um centro de referência de intervenção endovascular. O equipamento vai trazer um grande benefício aos nossos usuários, que terão diagnósticos mais precisos de doenças vasculares”, explicou Ribeiro.

Participou ainda da inauguração o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, além de outras autoridades, funcionários e convidados.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE