Notícias Notícias

Voltar

Hospital Getúlio Vargas realiza a II Semana da Saúde do Idoso

Terceira idade

Hospital Getúlio Vargas realiza a II Semana da Saúde do Idoso

Evento visa conscientizar profissionais de saúde sobre as especificidades dessa área

Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Rede Ebserh, realiza até o próximo sábado, 6, a II Semana da Saúde do Idoso. Visando abordar o envelhecimento populacional e o modo como os idosos são atendidos, o evento busca conscientizar os médicos e demais profissionais de saúde sobre as especificidades do tratamento, pouco abordado na vida acadêmica.

A programação conta com exposições, mesas-redondas, painéis e palestras sobre tratamentos, doenças, cuidados e uma variedade de conteúdo sobre idosos. As inscrições ainda podem ser feitas pelo site do evento ou pelo e-mail semanasaudedoidosohugv@gmail.com.

Para a coordenadora do evento, Karoline Rodrigues, o propósito é capacitar os profissionais diante da deficiência na formação sobre a saúde do idoso e das peculiaridades dessa população. “Noto a necessidade de abordar aspectos importantes desse atendimento e o HUGV pode difundir conhecimento e ser referência de atendimento integrado, especializado em geriatria e gerontologia. A ideia é que, aos poucos, todos os profissionais, mesmo um médico que vai escolher outra especialidade, saiba os pontos principais no atendimento do idoso”, afirmou.

Abertura

Durante a abertura foram citados os principais problemas que afetam a saúde dos idosos como doenças crônicas, desenvolvimento limitado das capacidades funcionais que impactam na qualidade de vida na terceira idade.

Presente na cerimônia, o presidente da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnaTi), Euler Ribeiro, expôs seu desejo de ver um curso de geriatria no HUGV.  “Nós vamos apoiar intensamente a ampliação do número de geriatras no Amazonas. Hoje, nós temos 8,7% da população do estado com idade acima de 60 anos” disse ele.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUGV-Ufam