Notícias Notícias

Voltar

Abertas as inscrições para Residência em Área Profissional de Saúde no HU-UFGD

Oportunidade

Abertas as inscrições para Residência em Área Profissional de Saúde no HU-UFGD

Programa oferece vagas para Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia

Dourado (MS) – O Centro de Seleção da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) publicou edital de abertura do processo seletivo do Programa de Residência em Área Profissional de Saúde para ingresso em 2019 no Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh.

O programa de residência destina-se a formados ou formandos em Enfermagem, Nutrição e Psicologia e Fisioterapia, oferecendo um total de 26 vagas, distribuídas entre quatro áreas de concentração: Saúde Materno-Infantil (8 vagas), Enfermagem Obstétrica (6 vagas), Atenção Cardiovascular (6 vagas) e Atenção à Saúde Indígena (6 vagas).

Os interessados podem se inscrever exclusivamente na página do Centro de Seleção da UFGD, até 10 de dezembro de 2018, com taxa de inscrição no valor de R$ 100. As provas serão realizadas no dia 13 de janeiro de 2019 e o início das atividades está previsto para o dia 1º de março.

Os candidatos que ingressarem em qualquer um dos programas da residência farão jus a bolsa no valor bruto de R$ 3.330,43. Para obter todas as informações sobre o processo seletivo, é importante fazer a leitura completa do edital de abertura.

Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na secretaria da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, localizada na Rua Ivo Alves da Rocha, nº 558, Bairro Altos do Indaiá, ou pelo telefone (67) 3410-3284. Dúvidas específicas sobre o processo seletivo devem ser sanadas pelo e-mail cs.residencias@ufgd.edu.br ou pelo telefone (67) 3410-2840.

Áreas de concentração

O Programa de Residência em Área Profissional de Saúde do HU-UFGD é um Programa de Educação em Serviço com objetivo de capacitação profissional. É oferecido na modalidade de pós-graduação lato sensu, com duração de 24 meses e carga horária semanal de 60 horas, cumprida em regime integral, com plantões aos fins de semana e feriados.

Atualmente, o HU-UFGD oferece oportunidades em quatro áreas de concentração, sendo cada uma delas destinada a diferentes tipos de formação. Para ingresso na Atenção Cardiovascular e a Atenção à Saúde Indígena, o candidato deve ser formado ou estar concluindo a graduação em Enfermagem, Psicologia ou Nutrição.

Os interessados em capacitar-se na área de Saúde Materno-Infantil devem ser graduados ou graduandos de Enfermagem, Psicologia, Nutrição ou Fisioterapia. Por fim, a área de concentração em Enfermagem Obstétrica é voltada a formados e formandos do curso de Enfermagem.

Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFGD