Notícias Notícias

Voltar

Maternidade Januário Cicco realiza ação de prevenção ao câncer de mama

Outubro rosa

Maternidade Januário Cicco realiza ação de prevenção ao câncer de mama

Iniciativa visa alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção da doença

Natal (RN) – Visando a sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce e no intuito de celebrar o mês dedicado na luta contra o câncer de mama, a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Mejc-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, realiza no período de 29 a 31 deste mês, um mutirão de consultas e exames de mamografias.

Este ano, o atendimento é destinado para servidores e terceirizados da UFRN, colaboradores internos da Mejc e cinco municípios do interior do estado: Jucurutu, São José do Seridó, Jardim do Seridó, Acari e São Tomé, com previsão de 360 atendimentos, previamente agendados e distribuídos entre consultas com mastologistas e exames de mamografias e ultrassonografias mamárias para as mulheres atendidas no consultório e que tiverem a recomendação médica para a realização dos exames.

De acordo com a gerente de atenção à saúde da maternidade, Maria da Guia de Medeiros, a ação permitirá o atendimento a mulheres com dificuldades de realização de exames. “Em nosso estado, apenas nove municípios ofertam serviços de mamografia. Durante a articulação com os municípios do interior que serão atendidos, identificamos uma demanda alta para os exames de mamografia”, afirma.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Para o Brasil, estimam-se 59,7 mil casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

O médico mastologista e superintendente da Mejc, Luiz Murillo Lopes de Britto, diz que o diagnóstico precoce é um fator decisivo na cura da paciente. “Quanto mais cedo for diagnosticado, maior é a chance de cura, as chances de sucesso podem superar os 90%, quando o câncer é identificado precocemente” explica.

Outras informações podem ser obtidas no Setor de Mamografia da Mejc ou pelo telefone (84) 3215.8726. Confira a programação.

​Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Mejc-UFRN