Notícias Notícias

Voltar

Inscrições abertas para o 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do HU-UFSCar

Saúde

Inscrições abertas para o 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do HU-UFSCar

Prazo para submissão de trabalhos científicos é 5 de novembro

São Carlos (SP) – Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Rede Ebserh, realizará seu 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (EnPe-Saúde). A atividade é aberta a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da saúde e de outras áreas que se relacionam com a temática. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data do evento; para submissão de trabalhos científicos, a data limite é 5 de novembro.

O principal objetivo do evento é contribuir para a construção da identidade do HU-UFSCar como um hospital de excelência em atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Desejamos apresentar à sociedade o grande diferencial do HU: um ambiente de formação profissional de qualidade e de geração de conhecimento científico que qualificam a assistência à saúde das pessoas e possibilitam o desenvolvimento de práticas inovadoras em benefício de todos”, afirma Flávia Pileggi, responsável pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU, organizadora do evento.

A expectativa com esse primeiro encontro é colaborar com a vocação do HU, ao unir o pensamento científico às práticas em saúde, por meio de uma participação ativa entre estudantes, pesquisadores, profissionais e comunidade. A ideia é que o EnPE-Saúde do HU-UFSCar seja promovido anualmente, sempre na finalização do período letivo.

O encontro

O 1º EnPe-Saúde terá conferências, mesas-redondas, oficinas, atividades culturais e apresentações de trabalhos (comunicação oral e pôster). Os temas abordados no evento são: Inovação em Saúde; Ensino em Ambiente Hospitalar; Ensino à Distância em Saúde; Pesquisa Clínica; Pesquisa em Ambiente Hospitalar; Atividades Extensionistas em Ambiente Hospitalar; Aprendizagem por Simulação: Urgências em Ambiente Pré-hospitalar e Hospitalar; Interprofissionalidade no Cuidado em Saúde; Metodologias Ativas de Ensino-aprendizagem. A programação completa está sendo finalizada e pode ser acompanhada no site https://gephufscar.wixsite.com/enpe-saude.​

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSCar