Notícias Notícias

Voltar

Evento do Hospital Universitário de Rio Grande trata sobre Diabetes Mellitus

Discussão

Evento do Hospital Universitário de Rio Grande trata sobre Diabetes Mellitus

Jornada é voltada aos profissionais de saúde do HU e de outras instituições

Rio Grande (RS) – A V Jornada Multiprofissional de Educação em Diabetes Mellitus do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Rede Ebserh, será realizada no dia 5 de novembro. O evento é alusivo ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro.

A jornada é voltada para os profissionais da área da saúde (Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Psicologia e outros) do próprio HU ou de outras instituições que tenham interesse no assunto, além de estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde, bem como o público em geral.

As inscrições serão realizadas no dia e local do evento, mediante a doação de um pacote de fraldas descartáveis adulto (tamanhos M ou G). Será disponibilizado certificado aos participantes, mediante a participação plena. A organização da V Jornada é do Centro Integrado de Diabetes (CID) e da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU, e da Escola de Enfermagem da Furg.

Acesse a programação

Saiba mais

São sintomas do diabetes sede e fome excessivas, emagrecimento, cansaço, desânimo e feridas que não cicatrizam. Na maioria dos casos, a doença surge sem sintomas, por isso, é importante atentar aos fatores de risco como histórico familiar de diabetes, obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, dislipidemia, parto de bebê com peso superior a quatro quilos ou ter recebido o diagnóstico de diabetes gestacional ou de síndrome dos ovários policísticos.

Ao perceber algum destes sinais, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do seu bairro. Ou, em casos de emergência procurar o hospital mais próximo.

Os profissionais que atuam no CID são residentes da Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS) e das áreas de Endocrinologia, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Assistência Social e Nutrição. O Centro trabalha questões da doença, auxiliando na autonomia, autocuidado e adesão ao tratamento do diabetes mellitus.

O Grupo Multiprofissional ao Adulto com Diabetes é aberto à comunidade em geral e os encontros ocorrem quinzenalmente, às terças-feiras, às 10, no CID, Ala Azul, 2º andar da área hospitalar, com entrada pela Portaria Central. Informações pelos telefones (53) 3233-8876 ou (53) 3233-0223.

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o HU-Furg é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-Furg