Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Santa Catarina inaugura três novas unidades

Infraestrutura

Hospital Universitário de Santa Catarina inaugura três novas unidades

Foram inaugurados o Alojamento Conjunto, a Clínica Médica II e a Clínica Cirúrgica II

Florianópolis (SC) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Rede Ebserh, inaugurou, nesta semana, novas instalações de três unidades: a Clínica Médica II, a Clínica Cirúrgica II e o Alojamento Conjunto. A principal fonte de recursos para as reformas veio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf) e, no caso do Alojamento Conjunto, houve também recursos do Ministério Público do Trabalho, com intermediação da Associação Amigos do HU (AAHU).

Na solenidade de inauguração, a superintendente do HU, Maria de Lourdes Rovaris, falou sobre o histórico de cada uma das unidades, explicando os motivos das reformas e os resultados alcançados, além de destacar novos desafios. “A adequação da estrutura física é mais do que uma necessidade para atender a legislação sanitária. É uma necessidade também para a consolidação da humanização da assistência, que exige compromisso com a ambiência, que vai além da arquitetura, buscando estabelecer o ambiente desejado pelos pacientes e profissionais”, explicou.

A vice-reitora da UFSC elogiou a participação das instituições parceiras na reforma e fez questão de destacar o papel do hospital na formação de profissionais. “Como hospital de ensino, a produção de conhecimento aqui é contínua e intensa. E a inauguração destas unidades vem fortalecer o trabalho destes profissionais no HU”, pontuou.

O representante do Ministério Público do Trabalho, Sandro Sardá, ressaltou a parceria com a AAHU e lembrou a importância de investimentos em áreas sociais, priorizando a população carente, além de fazer um elogio ao reconhecimento que o Hospital Universitário tem entre os profissionais e pacientes. “Por onde passamos, ouvimos falar da excelência no atendimento neste hospital”, destacou.

Sobre a Ebserh

Desde março de 2016, o HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Hospital Universitário de Santa Catarina inaugura três novas unidades

Com informações do HU-UFSC