Notícias Notícias

Voltar

Maternidade Escola Januário Cicco inaugura novo Centro Obstétrico

Parto humanizado

Maternidade Escola Januário Cicco inaugura novo Centro Obstétrico

Foram investidos R$ 485 mil na reforma do centro que chega a receber cerca de 180 mulheres por mês

Natal (RN) – As gestantes em trabalho de parto na Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc), vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, contam agora um novo espaço de acolhimento e atendimento. Trata-se do novo Centro Obstétrico inaugurado na manhã desta segunda-feira, 13 de agosto, e que foi planejado para oferecer um maior conforto as mães.

O Centro Obstétrico da maternidade terá capacidade para oito pacientes, distribuídas em duas salas de pré-parto, duas salas de partos, um posto de enfermagem e uma sala de métodos não farmacológicos para alívio da dor. Além disso, a estrutura física foi adequada para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção.

O projeto, viabilizado por meio de recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), contemplou também, as novas instalações elétricas e hidrossanitárias, sendo esta dotada de sistema de aquecimento de água sem riscos de choque elétrico ao usuário e com uma maior eficiência e economia, como também a implantação da banheira de hidromassagem, possibilitando a aplicabilidade de técnicas que reduzem a sensação dolorosa do parto.

“O objetivo é oferecer o máximo de conforto para a gestante, um bom acolhimento, respeitando a sua vontade e possibilitando um trabalho de parto mais tranquilo”, afirma a gerente de Atenção à Saúde da Mejc, Maria da Guia Garcia.

As diretrizes do Ministério da Saúde sobre parto humanizado foram lançadas em março de 2017. A publicação é baseada em evidências científicas e prevê que toda mulher tem direito a definir um plano de parto, com informações como local onde será realizado, orientações e benefícios do parto normal.

Certificada pelos ministérios da Educação e da Saúde, a Mejc é centro de formação de recursos humanos, de pesquisas e de extensão. Inserida 100% no Sistema Único de Saúde (SUS), é referência na gestação de alto risco, em cirurgias e endoscopia ginecológicas, na reprodução assistida e nos ambulatórios especializados de ginecologia.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

Criado em dezembro de 2011, a Ebserh também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas.​

*Matéria publicada pós-eleição em virtude da legislação eleitoral

Imagens:

Com informações da Mejc-UFRN