Notícias Notícias

Voltar

Complexo Hospitalar da UFPA recebe 204 novos concursados da Ebserh

Gestão de Pessoas

Complexo Hospitalar da UFPA recebe 204 novos concursados da Ebserh

Reforço será fundamental para a excelência no atendimento de saúde da população

Belém (PA) – Nesta quinta-feira, 01, foram apresentados 204 novos funcionários que passam a ingressar o quadro funcional dos hospitais que compõem o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado à Rede Ebserh. O evento teve início às 8h, e às 19h contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares, e Kleber Morais, presidente da Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que faz a gestão dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto, além de outras 38 unidades hospitalares espalhadas pelo país.

Essa foi a 11ª convocação do total de 815 aprovados e a maior de todas que já foram feitas no complexo hospitalar. Até o momento, no total, 683 já começaram a atuar nos hospitais universitários da UFPA, o que corresponde a um pouco mais de 80% das vagas que foram abertas. A intenção é contratar os demais 132 aprovados até o final do mês de novembro.  Em relação aos outros hospitais da Rede Ebserh, esse complexo foi o segundo a receber mais profissionais em 2018.

Rossieli Soares ressaltou o trabalhos dos hospitais universitários e argumentou que a pesquisa melhora o atendimento da população. “Ser um hospital universitário é muito importante. A pesquisa que acontece na universidade tem que acontecer aqui também. É aqui que vamos começar cada vez mais a salvar vidas”, enfatizou o ministro.

Para o gestor da estatal, o reforço na mão-de-obra dos hospitais será fundamental para a excelência no atendimento de saúde da população, aliado ao ensino, à pesquisa e à extensão de qualidade. “Como hospitais-escola, temos que oferecer uma assistência médico-hospitalar de qualidade, mas não podemos esquecer a formação profissional na área da saúde e a inovação, caraterísticas do ambiente universitário”, afirmou.

O acolhimento no Complexo Hospitalar da UFPA acontece sempre que uma turma de novos empregados ingressa, mas a programação do mês de novembro é diferente. Segundo o superintendente Paulo Amorim, esta é a primeira vez que um titular da pasta da Educação se desloca até a UFPA para uma programação. “O ministro virá ao Pará para receber todos os empregados contratados pela Ebserh por meio de concurso público. Por isso, convidamos todos os concursados para receber esta mensagem de boas-vindas”, salientou.

A programação contemplou a apresentação da estrutura organizacional do Complexo, definição das escalas de serviço, conversa com as chefias e assinatura do contrato de trabalho. Às 19h, o acolhimento se estendeu para todos os trabalhadores que foram convocados desde julho de 2017. 

Também estiveram presentes no encerramento do acolhimento o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o vice-reitor, Gilmar Pereira, o secretário de Saúde Pública do Estado, Vitor Mateus, e o secretário de Saúde do município de Belém, Sérgio Figueiredo.

Sede da estatal

Nesta quinta-feira, 1, também houve apresentação de 13 novos profissionais na sede da Rede Ebserh, recebidos pelo vice-presidente da instituição, Arnaldo Medeiros, e pela equpe da Diretoria de Gestão de Pessoas da estatal. “Temos muito orgulho e prazer em receber novos empregados, que irão nos ajudar na gestão da maior rede de hospitais públicos do país, auxiliando no desenvolvimento das atividades de modo a oferecer as melhores condições para o alcance dos objetivos”, destacou Medeiros.

Bárbara Brito é uma das novas contratadas para a sede da instituição. A psicóloga organizacional multiplicou seus esforços para conseguir estudar para o concurso da Rede Ebserh, concluir um mestrado e se dedicar ao cuidado com os dois filhos. “É um desafio, pois não existe nenhuma outra empresa que faz um trabalho correlato com a Ebserh. Trata-se de uma atividade-fim muito importante e diferente de outras”, avaliou.

Outras unidade hospitalares da Rede Ebserh também receberam novos concursados nesta quinta. A instituição já soma mais de 30 mil empregados públicos diretos e mais de 50 mil colaboradores atuando nos hospitais, configurando-se como uma das mais importantes organizações públicas do país, com impacto direto na qualidade da assistência à saúde da população nas cinco regiões do país e no ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2015, o Complexo Hospitalar da UFPA é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Complexo Hospitalar da UFPA recebe 204 novos concursados da Ebserh

Com informações do Complexo Hospitalar da UFPA