Notícias Notícias

Voltar

Ação solidária de cirurgia pediátrica é realizada pelo Hospital Universitário de Aracaju

Novembrinho azul

Ação solidária de cirurgia pediátrica é realizada pelo Hospital Universitário de Aracaju

Dezenas de crianças serão operadas até o fim do mês de novembro

Aracaju (SE) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Rede Ebserh, realizou no último sábado, 3, uma ação solidária para realizar 17 procedimentos cirúrgicos pediátricos. O mutirão faz parte da programação denominada “Novembrinho Azul”, que operará várias crianças até o fim deste mês.

De acordo com o cirurgião Sebastião Xavier, a ideia é aproveitar a temática do Novembro Azul para acelerar a fila das cirurgias urológicas em crianças. “Além do mutirão no sábado, dedicaremos o mês inteiro à realização desses procedimentos. Esse é um projeto que já tem espaço em outros hospitais da Rede Ebserh e queremos que se torne rotina no HU-UFS”, explicou o especialista.

A manicure Monica dos Santos veio de Campo do Brito, distante 64km de Aracaju, para trazer o seu filho Kaique, de 10 anos, para o Novembrinho Azul do HU-UFS. “Fiquei muito feliz quando soube que o meu filho seria operado. Todo o acompanhamento no HU-UFS foi sempre muito cuidadoso”, relatou.

Ao todo, quatro cirurgiões, diversos residentes e uma equipe de anestesia realizaram as cirurgias em três salas especialmente preparadas para a ação solidária. Com essa iniciativa, o HU-UFS reduz a fila de espera e presta um serviço de saúde àquelas crianças que necessitam de intervenção urológica.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFS