Notícias Notícias

Voltar

Hospital Antônio Pedro estima novo recorde com 612 mil exames em 2018

Produção

Hospital Antônio Pedro estima novo recorde com 612 mil exames em 2018

Número de internações também deverá ser o maior dos últimos nove anos

Niterói (RJ) – Com a marca de 612 mil exames estimados até o final do ano, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Rede Ebserh, alcança o maior número de procedimentos com finalidade diagnóstica realizados de sua história. A marca poderá ser a maior da instituição desde o ano de 2008, quando realizou 604.245 exames, segundo o DataSUS, o banco de dados do Sistema Único de Saúde.

Outro procedimento em franco crescimento é o quantitativo de internação hospitalar, com a expectativa de 6.240 internações clínicas e cirúrgicas até o final de 2018, podendo superar o índice de 2009, quando realizou 6.026. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o aumento de 20% do número de internações de alta complexidade – como cirurgias vasculares, neurocirurgias e oncológicas – realizadas entre janeiro e julho de 2018, deve-se à abertura de novos leitos, a melhoria da gestão organizacional, sobretudo com o ingresso de novos profissionais no hospital.

O superintendente do Huap, Tarcisio Rivello, explicou essa evolução. “A criação de cargos de gestão que, antes da Ebserh não existia no hospital, além dos novos funcionários que se incorporaram ao quadro por meio de concurso público, foram fundamentais para entrarmos em um novo patamar de produtividade”, declarou.

Outro aspecto decisório para o aumento da produtividade hospitalar e consequente melhoria dos serviços prestados à população foi a criação de uma nova gestão administrativa para um melhor controle de dados.  “A melhoria no pré-faturamento e a luta interna constante pelo combate ao sub-registro propiciaram que o dado quantitativo relacionado ao número de procedimentos realizados no hospital, alcançasse uma média mais aproximada da sua real produção”, destacou Rivello.

Por último, e não menos importante, está o número crescente de transplantes de rim e de córnea (doadores falecidos) no Huap. De acordo com o banco de dados do SUS, no ano de 2017, foram feitos 31 procedimentos; até meados deste ano, já haviam sido realizados 29 transplantes.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, o Huap-UFF é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.


Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Huap-UFF