Notícias Notícias

Voltar

Ministro diz que Ebserh é exemplo de gestão e garante orçamento para contratar profissionais

Investimento

Ministro diz que Ebserh é exemplo de gestão e garante orçamento para contratar profissionais

Rossieli Soares afirmou que corrigirá todos os contratos considerados precarizados nos hospitais

Brasília (DF) – “Já garantimos 100% dos recursos necessários para pôr fim ao problema dos vínculos considerados precarizados pelos órgãos de controle. O orçamento para a Rede Ebserh está absolutamente garantido”. Essa foi a declaração do ministro da Educação, Rossieli Soares, durante a abertura do segundo dia de atividades do I Seminário Internacional de Pesquisa Clínica, realizado em conjunto com a I Jornada Nacional de Governança da Rede Ebserh.

A contratação de profissionais por meio de concurso público para atuar nos hospitais universitários federais – corrigindo antigos problemas de mão de obra e de orçamento – é apenas uma das ações da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Rossieli Soares afirmou ainda que a Ebserh é hoje uma referência de sucesso na governança. “Cada vez que visito hospitais que não fazem parte da Rede Ebserh, inclusive unidades federais ligadas a universidades, eu lamento que eles não tenham optado por estarem neste conjunto, pois [o trabalho] tem sido um grande sucesso”, avaliou o ministro, ressaltando ainda a importância da pesquisa clínica para a melhoria da saúde, outra ação realizada pela Rede Ebserh.

Evento internacional

O evento de gestão e pesquisa clínica conta com a presença de palestrantes franceses da rede de hospitais CHU (similar à Rede Ebserh) e do Assistence Publique – Hôpitaux de Paris, um dos mais importantes hospitais da França, que apresentarão boas práticas referentes à pesquisa clínica.

Rossieli Soares falou sobre a importância da pesquisa dentro dos hospitais. “Nós temos que lembrar que os hospitais são universitários. Eles vivem do ensino, precisam formar os futuros médicos, enfermeiras e profissionais da área de saúde. Os hospitais vivem da pesquisa, porque nós também temos, como filosofia para as nossas universidades, a necessidade de encontrar soluções para a saúde dos brasileiros. E a extensão engloba o atendimento à população, pois milhões de brasileiros são atendidos neles”, afirmou.

Para o presidente da estatal, Kleber Morais, o evento internacional reforça o caráter de rede em que atuam os hospitais universitários, compartilhando boas ideias com inovação e sustentabilidade. “O investimento em pesquisa clínica reflete nossa responsabilidade com as melhores práticas e a busca incessante por avanços para a melhoria da saúde pública brasileira”, destacou Morais.

O encontro segue até sábado, 10, e conta com o apoio dos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) e da Organização Pan Americana da Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Sobre a Ebserh

Vinculada ao MEC, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Ministro diz que Ebserh é exemplo de gestão e garante orçamento para contratação de profissionais

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh