Notícias Notícias

Voltar

Evento internacional busca alavancar pesquisa clínica para melhorar a saúde pública no Brasil

Seminário

Evento internacional busca alavancar pesquisa clínica para melhorar a saúde pública no Brasil

Encontro é marcado pela pluralidade de assuntos tratados na área de pesquisa clínica

Brasília (DF) – Com 17 anos, Luana ainda não havia menstruado. Ao procurar ajuda médica na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), hospital vinculado à Rede Ebserh, ela descobriu ser portadora da Síndrome de Rokitansky, doença também conhecida como agenesia vaginal. Dois meses depois, Luana estava sendo operada com uma técnica inédita no mundo: o uso da pele de tilápia na construção vaginal. Esse é apenas um exemplo de pesquisa clínica cujo resultado impacta diretamente a vida das pessoas.

Para alavancar a pesquisa clínica nos hospitais universitários federais da Rede Ebserh e ainda discutir boas práticas de governança corporativa, está sendo realizado o I Seminário Internacional de Pesquisa Clínica em conjunto com a I Jornada Nacional de Governança da Rede Ebserh, evento que reúne cerca de 450 participantes de todo o país, incluindo gestores dos hospitais, além de pesquisadores da rede de hospitais franceses CHU (similar à Rede Ebserh) e do Assistence Publique – Hôpitaux de Paris, um dos mais importantes hospitais da França.

No segundo dia atividades, um dos palestrantes foi o coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa Clínica da Santa Casa de Porto Alegre, Claudio Teloken. Segundo ele, a ética nessa área teve um grande avanço a partir da década de 90. “Antes se fazia muita pesquisa sem a proteção devida ao sujeito do estudo, que é o próprio ser humano. Temos que proteger o ser humano na sua autonomia, na sua doença, nos seus direitos e na sua liberdade”, salientou o pesquisador gaúcho.

Segundo a coordenadora de Formação Profissional da Ebserh, Caroline Valero, o evento é marcado pela pluralidade de assuntos que serão tratados. “Essa multiplicidade de temas deve-se ao fato de que a Ebserh é uma empresa pública, a qual compete a gestão administrativa dos hospitais universitários federais, bem como o apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, além do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, finalizou.

Programação

O evento internacional contou com a palestra do francês Eric Vicaut, chefe da Unidade de Pesquisa Clínica do Grupo Saint-Louir Lariboisière, do Assistence Publique – Hôpitaux de Paris, sobre “A organização da Pesquisa Clínica no âmbito do Assistence Publique - Hospital de Paris”. Outra palestra teve como tema “A conexão das pesquisas realizadas pelo Hospital de Paris com as indústrias – formas de gerenciamento”, conduzida por Serge Bureau, chefe do Polo de Fomento à Pesquisa Clínica, também do Assistence Publique – Hôpitaux de Paris.

Anissa Megzari, diretora de Pesquisa do Centro Hospitalar Universitário de Nimes, França, trouxe o tema “Política de Pesquisa na França e nos CHUs” e Emilie Barde, diretora de Pesquisa do Centro Hospitalar Universitário de Montpellier discorreu sobre “Ferramentas utilizadas pelos CHUs para as atividades de pesquisa”. Já o secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), Mariano Jabonero, palestrou sobre “A cooperação entre OEI e Ebserh no Ensino, Pesquisa e Extensão”.

O evento segue até sábado, 10, e conta com o apoio dos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) e da Organização Pan Americana da Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobre a Ebserh

Vinculada ao MEC, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Evento internacional busca alavancar pesquisa clínica para melhorar a saúde pública no Brasil

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh