Notícias Notícias

Voltar

Selo de qualidade reconhecerá padrões de excelência dos hospitais da Rede Ebserh

SEQuali

Selo de qualidade reconhecerá padrões de excelência dos hospitais da Rede Ebserh

Serão criadas quatro categorias de avaliação: Bronze, Prata, Ouro e Diamante

Brasília (DF) – Promover a excelência na gestão, educação, pesquisa e extensão em saúde da Rede Ebserh. Esse é o objetivo do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade, que consiste em um sistema próprio de avaliação periódica das atividades para promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira. Dentro do Programa, está previsto o Selo Ebserh de Qualidade – SEQuali, que visa reconhecer formalmente os hospitais que atingirem padrões estabelecidos no sistema de avaliação.

O SEQuali foi lançado formalmente nesta sexta-feira, 9, pelo diretor de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Arnaldo Medeiros, durante o I Seminário Internacional de Pesquisa Clínica, realizado em conjunto com a I Jornada Nacional de Governança da Rede Ebserh. “Essa é uma iniciativa da qual temos muito orgulho. É para onde queremos ir. Um hospital que trabalha com a Qualidade é mais eficiente, garante a segurança do paciente, traz serviços de excelência no sentido mais amplo”.

Foram instituídas quatro categorias de qualidade. O selo Bronze será concedido aos hospitais que cumprirem 100% dos requisitos essenciais, conhecidos como RE, com validade de dois anos. A categoria Prata será concedida àqueles que cumprirem, não apenas os requisitos essenciais, mas no mínimo, 80% de todos os requisitos exigidos, com periodicidade de avaliação de dois anos. O Selo Ouro irá para os hospitais que cumprirem, no mínimo 95%, de todos os requisitos, com validade de três anos. E a categoria Diamante será concedida aos hospitais que cumprirem 100% de todos os requisitos, também com validade de três anos.

Para regulamentar a iniciativa, está sendo produzido uma série de documentos norteadores. Segundo a chefe do Serviço de Gestão da Qualidade Assistencial da Rede Ebserh, Helaine Capucho, “o objetivo é gerar valor para nossos usuários, especialmente os alunos de graduação e pós-graduação e os pacientes. Mais do que certificar, o objetivo é ampliar a cultura de melhoria contínua, com uma gestão voltada para resultados efetivos e seguros”, afirmou.

O Programa nasceu como consequência do Planejamento Estratégico, do Programa Ebserh de Segurança do Paciente e do Acórdão do TCU que estimula que a Ebserh adote mecanismos para a gestão da qualidade. Na próxima terça-feira, 13, a equipe do Serviço de Gestão da Qualidade vai visitar o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, primeira unidade a ter o programa implementado.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao MEC, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh