Notícias Notícias

Voltar

Ambulatório de Tabagismo do Humap já atendeu mais de 400 pessoas em três anos

Pare agora!

Ambulatório de Tabagismo do Humap já atendeu mais de 400 pessoas em três anos

Qualquer pessoa que queira abandonar o hábito de fumar pode procurar atendimento

Campo Grande (MS) – Preocupação com a saúde, busca por melhoria na qualidade de vida e do sono, vontade de abraçar filhos e netos sabendo que não está com cheiro de cigarro, economia de dinheiro... São diversos os motivos que levam uma pessoa a querer abandonar o hábito de fumar. Para concretizar essa vontade, desde 2015, mais de 400 pessoas já buscaram orientações e ajuda especializada no Ambulatório de Tabagismo do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e à Rede Ebserh.

O ambulatório, que funciona junto com o Ambulatório de Pneumologia, oferece atendimento para seis pacientes todas as quartas-feiras, das 7 às 11h. “O Ambulatório de Tabagismo atende livre demanda. Ou seja, basta o paciente comparecer ou agendar pelo telefone. Convidamos todos os tabagistas de Campo Grande, do interior do estado e também dos colaboradores do Humap que são fumantes, além de seus familiares e amigos”, diz a pneumologista Paola Brito.

Na primeira consulta o tabagista responde um questionário que serve para avaliar o grau de dependência química e psíquica. A partir deste questionário os profissionais traçam estratégias para auxiliar o paciente. Na sequência, o paciente faz teste de espirometria (exame de sopro para testar a capacidade pulmonar), raio-x de tórax e recebe explicações sobre os malefícios do tabagismo.

Se for detectada alguma doença relacionada ao tabagismo o paciente é encaminhado para atendimento pneumológico geral. Paralelamente, também é encaminhado para o grupo de terapia cognitiva comportamental, que funciona no Hospital Dia do Humap-UFMS.

Em grupo é menos difícil

Abandonar o hábito do tabagismo não é tarefa fácil. Essa constatação pode ser verificada pelos índices do próprio Ministério da Saúde (MS): de cada 10 fumantes que procuram ajuda na rede pública de saúde para deixar o tabagismo, apenas três conseguem realmente parar.

No entanto, no grupo antitabagismo do Humap, que faz parte do Programa Deixando de Fumar Sem Mistérios (do MS), o fumante tem apoio psicológico, além de receber a cloridrato de bupropiona (antidepressivo que ajuda a controlar os sintomas da abstinência) e adesivos de nicotina.

“O grupo se reúne às quintas-feiras, às 8h, no Hospital Dia do Humap-UFMS. No primeiro mês, os encontros são semanais; no segundo mês, quinzenais; e, no terceiro mês, um encontro apenas”, explica a psicóloga Terezinha Alcântara, que coordena o grupo.

Nos dois primeiros encontros o fumante recebe orientações sobre os malefícios do tabagismo, os benefícios para a saúde de quem consegue abandonar o vício, orientações sobre exercícios físicos (fornecidas por uma educadora física) e exercícios respiratórios e antitensores (ministrados por uma fisioterapeuta). No terceiro encontro, é fornecido o cloridrato de bupropiona. No quarto, sexto e sétimo encontros, são entregues os adesivos de nicotina (de 21mg, 14mg e 7mg).

“Ainda estou no segundo encontro do grupo, não recebi os remédios nem os adesivos, que vão entregar no próximo encontro, mas só de estar aqui recebendo ajuda e ouvindo o mal que o cigarro faz já estou há dois dias sem fumar. Não é fácil, mas vou parar de vez”, comemora o jardineiro Jesuíno Tadeu, 65 anos, que começou a fumar aos oito anos, quando trabalhava na roça.

O contato do Ambulatório de Tabagismo é (67) 3345-3149. Para participar do grupo antitabagismo o telefone é (67) 3345-3135.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Humap-UFMS é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Humap-UFMS