Notícias Notícias

Voltar

Sistema informatizado agiliza diagnósticos por imagem no Hospital Alcides Carneiro

Tecnologia

Sistema informatizado agiliza diagnósticos por imagem no Hospital Alcides Carneiro

Medida representa redução de custos e possibilita maior rapidez no diagnóstico

Campina Grande (PB) – O Hospital Universitário Alcides Carneiro (Huac), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Rede Ebserh, implantou um sistema centralizado de diagnóstico por imagem. A nova medida vai representar redução de custos para a instituição, além de maior precisão em relação aos diagnósticos.

Com a novidade, exames de tomografia, radiografia, mamografia, ultrassonografia e ecografia agora são armazenados em um sistema centralizado (um servidor), que também funciona como backup das imagens, facilitando o armazenamento dos dados.

A criação do sistema centralizado envolve benefícios econômicos e técnicos. “O primeiro impacto, principalmente, é o econômico. O hospital vai conseguir economizar bastante com películas. Outro aspecto é a agilidade, pois o médico assistencial vai ter acesso às imagens logo após os exames”, explicou Ana Maria Cabral, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem.

Ela também apontou outra vantagem do sistema. “A imagem é de ótima qualidade e os profissionais têm acesso a centenas de reproduções. Facilita também para os estudantes, visto que somos um hospital-escola, pois eles terão ideia de todo o exame realmente”, disse.

Para o paciente, o principal ganho é em relação à celeridade no diagnóstico, porque o setor assistencial vai ter mais agilidade, com acesso a uma quantidade maior de imagens e de forma mais rápida. Também deve haver benefícios em relação à precisão do diagnóstico em função da qualidade das imagens. “A gente ganhou em qualidade e quantidade de imagem. Então, é possível fazer um estudo bem mais amplo de cada caso, porque os próprios médicos, residentes e alunos podem consultar os exames diretamente na tela do computador”, afirmou Ana Maria Cabral.

Software livre

Segundo o chefe do setor de Gestão da Informação e Informática, Anderson Fonseca, o processo de implantação do sistema ocorreu em três meses por meio de um software livre. “Em vários locais existem sistemas semelhantes, mas contratados de uma empresa, e isso gera custos. No nosso caso, optamos por fazer por meio de software livre, que é totalmente gratuito”, explicou, acrescentando que os radiologistas também vão poder fazer o laudo por meio desse sistema.

O projeto envolveu o setor de Tecnologia da Informação e a Gerência de Atenção à Saúde, principalmente a Unidade de Diagnóstico por Imagem. Antes da implantação, os especialistas que terão contato direto com o sistema centralizado participaram de uma sessão de demonstração de como funciona a nova ferramenta. “É um sistema muito fácil de ser operado e foi feita uma demonstração em que os profissionais tiveram conhecimento de como é o acesso ao sistema”, explicou Anderson Fonseca.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o Huac-UFCG é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Huac-UFCG