Notícias Notícias

Voltar

Simpósio do Hospital de Doenças Tropicais registra 107 trabalhos científicos

Doenças Emergentes e Reemergentes

Simpósio do Hospital de Doenças Tropicais registra 107 trabalhos científicos

Foi possível vislumbrar pesquisas desenvolvidas de diversas instituições de ensino e pesquisa da região

Araguaína (TO) – Público de 350 pessoas, entre estudantes e profissionais da área da saúde participaram nos dias 6, 7 e 8 de novembro, do primeiro Simpósio da Região Norte de Doenças Emergentes e Reemergentes (Siredee), evento promovido pelo Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Rede Ebserh. A programação contou com palestras, minicursos, mesas-redondas, e apresentação de 107 trabalhos científicos.

A realização ocorreu por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), Setor de Ensino e dos Programas de Residência Médicas da unidade hospitalar. O coordenador geral do simpósio, Wagner Mariano concluiu que a região Norte precisa de mais eventos com esse perfil, pois segundo ele, foi possível vislumbrar excelentes pesquisas desenvolvidas de diversas instituições de ensino e pesquisa da região. 

“Os profissionais que conduziram os debates acentuaram que precisamos continuar nos debruçando nas doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas para tentarmos minimizar problemas como falta de saneamento básico e políticas públicas de enfrentamento das diversas doenças tropicais, que são características do Norte. Diversos temas foram discutidos: Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs), arboviroses e muitos problemas de saúde pública”, finalizou Mariano. 

Para a coordenadora técnica científica, Alexsandra Rossi, o Siredee superou as expectativas e foi bastante produtivo. “O nível das palestras foi muito maior do que esperávamos, e também a qualidade dos trabalhos apresentados foi excelente; a intenção é de que a motivação se dissemine e contagie mais gente para darmos continuidade aos trabalhos. Agora vamos nos reunir para debatermos a próxima edição, com a experiência desta primeira edição e sugestões que recebemos”, comentou.

Participações

A médica veterinária do Centro de Zoonose de Araguaína, Ketren Gomes, que ministrou a palestra sobre o “Controle de Vetores e Doenças Emergentes”, inscreveu nove resumos de trabalhos. “Foi uma experiência incrível, um simpósio muito bem organizado, a temática abordada foi interessantíssima. Precisamos muito desses eventos em nossa região, por se tratar de uma área no qual temos muitas doenças emergentes transmitidas por vetores. Aguardamos ansiosamente pelas próximas oportunidades”, finalizou.

O enfermeiro Adelmo Barbosa Júnior avaliou a programação do simpósio como enriquecedora para a toda comunidade. “Por ser o primeiro evento, vimos que teve um grande número de trabalhos, e mostrou que a cidade de Araguaína e a região Norte possuem um grande número de pesquisadores e só tem a alavancar o conhecimento acadêmico e técnico científico”, disse.

Já a estudante do ensino médio Érica Barros comentou que propiciou a ampliação do conhecimento sobre doenças comuns no estado, de forma dinâmica com profissionais qualificados e didáticos, que permitiram a ela uma nova percepção sobre os trabalhos de pesquisadores e profissionais da saúde que contribuem de forma tão importante para toda a sociedade.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Com informações do HDT-UFT