Notícias Notícias

Voltar

HC-UFPE realiza cirurgia plástica em 30 pessoas com câncer de pele

Mutirão

HC-UFPE realiza cirurgia plástica em 30 pessoas com câncer de pele

Procedimentos visam diminuir a fila de espera e prestar assistência rápida ao usuário do SUS

Recife (PE) – Adiel Silva, de 75 anos, foi um dos usuários do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), vinculado à Rede Ebserh, beneficiado com ação do Serviço de Cirurgia Plástica que operou 30 pessoas para retirada de câncer de pele, nesta terça-feira, 13. A ação foi uma parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que promove o 55º Congresso Brasileiro da especialidade, no Recife, desta quarta-feira, 14, até o próximo sábado, 17.

Adiel foi motorista de ônibus por 45 anos, se expondo ao sol sem a devida proteção durante todo esse tempo. Há cinco anos, foi diagnosticado com um câncer de pele no rosto, que foi retirado. Nesta terça, voltou à mesa de cirurgia para retirar um tumor (que já ocupava quase a metade de seu nariz) e realizar a reconstrução. “Estou tranquilo. Os médicos daqui são muito bons e sempre fui muito bem atendido”, conta o aposentado, que é morador do Recife, na sala de espera, já de bata verde, para realizar cirurgia.

Outra pessoa beneficiada foi a agricultora Edite Silva, de 65 anos, que mora na cidade agrestina Orobó, distante 120 km do Recife. A exemplo de Adiel, ela também teve um tumor no nariz retirado. “No ano passado, eu tinha tirado um sinal do lado esquerdo. Neste ano, surgiu outro e não demorei a procurar o hospital para tirar antes que ele crescesse”, explica. “Trabalho no roçado desde os 15 anos, sem precaução e com a pele branca. Acabei pegando essa doença”, conclui.

Além do HC, outros hospitais públicos realizaram atividade semelhante no Recife e em Caruaru. O cirurgião plástico voluntário do HC e coordenador da ação, Pedro Pita, salienta que a realização das cirurgias “diminui a fila de espera e presta assistência rápida ao usuário do SUS” .

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFPE é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.  

Com informações do HC-UFPE