Notícias Notícias

Voltar

Mais de 400 atendimentos urológicos serão realizados no Hospital Onofre Lopes

Novembro Azul

Mais de 400 atendimentos urológicos serão realizados no Hospital Onofre Lopes

Ação incluirá 20 consultas diárias e mutirão com realização de 30 cirurgias

Natal (RN) – Em novembro, os esforços são reforçados em prol da luta contra o câncer de próstata. No Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Rede Ebserh, todo o serviço de Urologia está mobilizado na campanha Novembro Azul, cujo objetivo é promover mais de 400 atendimentos na especialidade.

Todos os dias serão realizadas 20 consultas pela ação, assistindo homens a partir dos 50 anos, que preferencialmente nunca tenham feito exames preventivos para o câncer de próstata. “A ideia é garantir atendimento a quem nunca esteve com um especialista, pela dificuldade de acesso”, explicou o médico José Hipólito, coordenador da campanha.

E na próxima sexta-feira, 16, a soma de esforços será no centro cirúrgico, onde cinco equipes realizarão um mutirão para a execução de 30 procedimentos, atenuando a fila de cirurgias do estado.

Toda a agenda foi elaborada no mês de outubro, em parceria com secretarias de municipais de saúde, que fizeram a triagem do público em suas localidades e se comprometeram com o transporte dos pacientes. Cidades distantes e com maior carência em estrutura de saúde foram priorizadas. 

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, o Huol-UFRN é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Huol-UFRN