Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário Walter Cantídio realiza Semana de Luta contra a Diabetes

Conscientização

Hospital Universitário Walter Cantídio realiza Semana de Luta contra a Diabetes

São previstas ações como rodadas de perguntas e respostas, oficinas e dinâmicas

Fortaleza (CE) – O Hospital Universitário Walter Cantídio, vinculado a0o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Rede Ebserh, promove a Semana de Luta contra a Diabetes. O evento é alusivo a 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes. As ações vão ocorrer nos dias 13, 14, 16 e 22 de novembro em unidades do HUWC e no Centro de Saúde da Família Anastácio Magalhães, localizado no bairro Rodolfo Teófilo da capital cearense.

As ações previstas são roleta de perguntas e respostas sobre diabetes, boliche tira-dúvidas a respeito de hiperglicemia e hipoglicemia, oficina abordando a quantidade de açúcar existente nos alimentos, dinâmica acerca do cuidado com o pé diabético, avaliação de educadores físicos e intervenção com palhaços na Pediatria.

As atividades no HUWC vão ocorrer nos dias 13, 16 e 22, respectivamente, no hall principal do prédio administrativo (manhã), no Serviço de Endocrinologia (manhã e tarde) e no Ambulatório de Pediatria do HUWC (manhã). No posto de saúde Anastácio Magalhães, as ações estão marcadas para o dia 14 de novembro, também pela manhã.

Organizadas pela equipe de residentes em assistência em diabetes da residência multiprofissional em saúde do Complexo Hospitalar da UFC, as ações são voltadas para os pacientes dessas unidades de saúde.

Saiba mais

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), trata-se de uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue administrar adequadamente a produção desse hormônio, que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa da insulina para utilizar a glicose, que é obtida por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina ou a produz de forma inadequada e não consegue utilizar a glicose corretamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) mostram que, em 2017, 12,5 milhões de pessoas já eram diabéticas no Brasil. Ainda de acordo com a Federação, já existem 400 milhões de diabéticos no mundo. Considerando que essa é uma doença crônica e progressiva, estima-se que, no mesmo período, mais de 16,8 milhões de brasileiros tenham desenvolvido o estágio inicial da doença, mas apenas 1/3 desses pacientes foram diagnosticados.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUWC-UFC é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUWC-UFC