Notícias Notícias

Voltar

Combate ao Diabetes é tema de ação esportiva do Hospital Universitário da UFSCar

Caminhada

Combate ao Diabetes é tema de ação esportiva do Hospital Universitário da UFSCar

Antes do circuito de cinco quilômetros, os participantes puderam aferir a pressão e medir o índice glicêmico

São Carlos (SP) – Funcionários do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), alunos da UFSCar e comunidade em geral participaram da 1ª Caminhada do HU-UFSCar “Menos açúcar, mais passos”. O evento, realizado no último domingo, 11, teve como objetivo estimular a interação entre os participantes e sensibilizar sobre a importância de um estilo de vida mais ativo, além de fazer parte das comemorações dos 10 anos do Ambulatório de Diabetes.

“A adoção de um estilo saudável é muito importante para a pessoa com diabetes. Por isso, tivemos a ideia de comemorar o aniversário do ambulatório com uma atividade física”, afirma Ângela Leal, superintendente do HU e uma das médicas endocrinologistas responsáveis pelo atendimento aos pacientes no ambulatório.

Antes do circuito de cinco quilômetros, os participantes puderam aferir a pressão e medir o índice glicêmico. Suzana Gonçalves, médica pediatra, foi à caminhada com o marido e o filho de 10 meses. “Desde cedo ele [o filho] precisa saber da importância de realizar atividades físicas”. Para ela, todos devem manter uma vida ativa. “Nós, enquanto profissionais de saúde, estamos sempre cuidando dos outros, mas devemos pensar na nossa saúde também”, afirmou.

Ambulatório de diabetes

Em 2018, o ambulatório de diabetes completa 10 anos de atividades. Hoje, ele atende pacientes encaminhados pela rede pública de saúde, que recebem um atendimento multidisciplinar, com médico endocrinologista, nutricionista e educador físico.

Segundo a superintendente do HU-UFSCar, durante essa década foi possível verificar, por meio de índices de acompanhamento, melhora significativas nos padrões de controle do diabetes, e uma diminuição das complicações crônicas.​

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HU-UFSCar