Notícias Notícias

Voltar

Ginásio Interdisciplinar do Idoso é reinaugurado no Hospital das Clínicas da UFMG

Reforma

Ginásio Interdisciplinar do Idoso é reinaugurado no Hospital das Clínicas da UFMG

Espaço está mais qualificado para reabilitação e prevenção de doenças comuns da terceira idade

Belo Horizonte (MG) – Os pacientes do Serviço de Geriatria Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), hospital universitário vinculado à Rede Ebserh, contam, a partir de agora, com um espaço muito mais qualificado para reabilitação e prevenção de doenças comuns da terceira idade. Nesta quarta-feira, 14, foi reinaugurado o Ginásio Interdisciplinar do Idoso, que passou por ampla reforma nos últimos dois meses.

Cerca de 3 mil idosos circulam por mês no HC-UFMG, sendo que 20% deles necessitam de um atendimento interdisciplinar à medida que avançam em anos e limitações. O ginásio, que está localizado no Ambulatório Jenny de Andrade Faria e foi construído junto com o prédio, em 2010, já funcionava, porém não atendia às necessidades dos pacientes. A reforma foi viabilizada por meio de doações.

O presidente da Ebserh, Kléber Morais, participou da solenidade ao lado de trabalhadores e gestores do HU.  “Nem todos os hospitais têm a possibilidade de ter um ginásio como este e nem todas as cidades têm condições de oferecer esse atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). É certamente um ganho muito importante para a Rede Ebserh. A gente mostra que os nossos 40 hospitais têm desempenhado um papel muito importante para a população brasileira”, afirmou.

Estrutura

Com uma área de 247,0 m², o espaço ganhou um consultório para avaliação fisioterápica, uma pista para teste de marcha e uma área para prescrição. Dois consultórios foram reformados para a prestação de atendimento cardiorrespiratório e foi possível aumentar a fluidez espacial com a integração de alguns espaços. Além disso, os recursos doados também permitiram a aquisição de novos aparelhos.

“Hoje reinauguramos esse ginásio totalmente reformulado e reequipado. Um espaço qualificado para atender às nossas atividades não só assistenciais, mas também as de ensino e pesquisa.  Somos referência para vários outros estados quando se fala em cuidado ao idoso frágil, e agora teremos a oportunidade de aprimorar ainda mais as atividades que são executadas aqui”, disse a superintendente do HC, Andréa Silveira.

O chefe do Serviço de Geriatria e Gerontologia, Edgar Moraes, ressaltou a importância da Ebserh na consolidação do nome do HC-UFMG como referência nacional no cuidado ao idoso frágil. “Fazer com que as coisas funcionam não é tarefa fácil. Reestruturamos o ginásio para que ele pudesse funcionar da melhor forma possível, mas os recursos humanos que a Ebserh trouxe foram fundamentais para a gente se tornar o maior centro brasileiro de atenção à saúde do idoso. Não adianta nada ter um prédio maravilhoso sem uma equipe maravilhosa como a que nós temos”, afirmou.

Sobre a Ebserh

Desde de dezembro de 2013, o HC-UFMG é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Ginásio Interdisciplinar do Idoso é reinaugurado no Hospital das Clínicas da UFMG

Com informações do HC-UFMG