Notícias Notícias

Voltar

Caminhada marca Semana da Prematuridade do HU-UFSC

Novembro Roxo

Caminhada marca Semana da Prematuridade do HU-UFSC

Brasil é o 10º país no ranking mundial, onde mais de 13% dos partos são de prematuros

Florianópolis (SC) – Para dar a largada à Semana da Prematuridade, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Rede Ebserh, realizou, no último domingo, 11, uma caminhada na avenida Beira-Mar Norte, ao lado de famílias, profissionais, estudantes e demais interessados para marcar o tema do nascimento de prematuros, dando visibilidade a esta causa.

A II Caminhada da Prematuridade faz parte de uma mobilização nacional do Novembro Roxo, que acontece em vários pontos, como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, e Santos. O encontro contou com a participação de mães de bebês prematuros e de pessoas adultas que foram prematuras e hoje compartilham a experiência em prol da causa, além de profissionais atuam nas unidades neonatais e nas Unidades Básica de Saúde.

Foi instalada uma completa estrutura de lazer para as crianças, além de food trucks, banheiros, entre outros serviços para os participantes. A caminhada marcou o início da Semana da Prematuridade, cuja programação contou ainda com um seminário científico.

Saiba mais

Com cerca de 300 mil bebês nascidos anualmente com menos de 37 semanas de gestação, a prematuridade é responsável por 53% dos óbitos registrados pelo Ministério da Saúde no primeiro ano de vida dos bebês. Gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo, obesidade e desinformação são alguns dos desencadeadores da prematuridade no Brasil, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O Novembro Roxo, reconhecido internacionalmente pela luta, ainda não ganhou representatividade no Brasil como tem no exterior. Para inserir a demanda na agenda pública brasileira, serão distribuídos materiais informativos em um trabalho de sensibilização com parlamentares e sociedade civil. Países como Estados Unidos da América, México, Alemanha, entre outros, juntamente com a Global Illumination Initiative, iluminam de roxo - cor símbolo da causa - prédios públicos e monumentos.

Sobre a Ebserh

Desde março de 2016, o HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde - SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSC