Notícias Notícias

Voltar

Hospital de Rio Grande realiza primeira captação de órgãos da UTI Pediátrica

Solidariedade

Hospital de Rio Grande realiza primeira captação de órgãos da UTI Pediátrica

Foram captados rins e córneas, após identificação de morte encefálica e autorização da família

​Rio Grande (RS) – Na última semana, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Rede Ebserh, realizou a primeira captação de órgãos de um paciente que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Com a identificação de morte encefálica da criança, foram captados os dois rins e as duas córneas.

A captação foi realizada pela equipe da Central de Transplantes de Porto Alegre, após o consentimento da família que foi procurada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do HU-Furg. Essa Comissão atua no acompanhamento do processo de diagnóstico de morte encefálica e realiza a entrevista com a família do possível doador com o objetivo de comunicar a morte e sensibilizar para a doação, salientando que a doação de órgãos e tecidos somente pode ser realizada com a autorização da família do potencial doador.

Além da ação da Cihdott do HU-Furg, a atividade foi possível também pela atuação da Organização de Procura de Órgãos (OPO 5), em funcionamento no Hospital Santa Casa de Caridade de Rio Grande.

Saiba mais

A UTI Pediátrica do HU-Furg iniciou o atendimento à população em 2 de maio de 2017, sendo oficialmente inaugurada em 22 de maio do mesmo ano. A Unidade atende crianças maiores de 28 dias até a idade de 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Sobre a Ebserh

Desde julho de 2015, o HU-Furg é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFS