Notícias Notícias

Voltar

HDT-UFT participa de campanha sobre prevenção de arritmias e morte súbita

Cardiologia

HDT-UFT participa de campanha sobre prevenção de arritmias e morte súbita

Tema foi "Campanha Nacional de Prevenção de Arritmias e Morte Súbita: Coração na Batida Certa"

Araguaína (TO) – Cardiologistas do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), vinculado à Universidade Federal do Tocantins (UFT) e à Rede Ebserh, participaram da “Campanha Nacional de Prevenção de Arritmias e Morte Súbita: Coração na Batida Certa”. Foram realizadas atividades como medida de pulso, aferição da pressão arterial e do peso, realização do eletrocardiograma – exame fundamental para o diagnóstico – e promoção de conhecimento para que a população esteja mais ciente sobre os riscos de doenças cardíacas.

Ocorrido no último dia 13 de novembro, o evento foi idealizado pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) e coordenado pela Liga Araguainense de Cardiologia, com a participação dos médicos do HDT Lincoln Silva Junior e Alinne Macambira, além de acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário UNITPAC.

Segundo Lincoln Junior, o objetivo da campanha foi promover conhecimento à população sobre as arritmias cardíacas e a morte súbita cardíaca, orientando sobre os sinais, os sintomas como prevenir, a quem e quando buscar ajuda. “Interagindo com a comunidade acadêmica, estamos promovendo conhecimento junto aos estudantes de medicina e demais estudantes da área da saúde”, finalizou Silva Junior.

Para Alinne Macambira, a importância da campanha se dá pelo fato de que existe 20 milhões de pessoas com arritmias no Brasil. “Fazemos essa ação como uma forma de evitar que esses óbitos ocorram, explicando a importância e os sintomas das arritmias, como um simples cansaço, fraqueza ou palpitações e alertando para a necessidade de procurar um cardiologista”, comentou.

Sobre o HDT-UFT

O HDT-UFT é especializado e referência em doenças tropicais, com enfoque em doenças infectocontagiosas, parasitárias e acidentes com animais peçonhentos e silvestres. Possui residências médicas em: Infectologia, Clínica Médica, Oftalmologia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade. Possui Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com humanos implantado e recebe acadêmicos de cursos da saúde de várias instituições conveniadas.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT