Notícias Notícias

Voltar

Ação de combate ao câncer de pele atenderá a 300 pessoas no Hospital Walter Cantídio

Mutirão

Ação de combate ao câncer de pele atenderá a 300 pessoas no Hospital Walter Cantídio

Atividade será realizada no dia 1º de dezembro com distribuição de fichas para atendimento

Fortaleza (CE) – No próximo dia 1º de dezembro, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) filiada à Rede Ebserh, realiza a 19ª edição do Mutirão de Prevenção e Combate ao Câncer de Pele. O evento ocorrerá no Serviço de Dermatologia do HUWC pela manhã. Na oportunidade, serão distribuídas 300 fichas para atendimento.

De acordo com o chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital, José Accioly Filho, a campanha apresenta dois objetivos centrais: o diagnóstico precoce do câncer de pele e orientações sobre as medidas de fotoproteção. “Em 2017, realizamos 423 atendimentos, com a identificação de 50 casos de câncer de pele, que foram tratados cirurgicamente pelo Serviço de Dermatologia do HUWC”, acrescenta o especialista.

Ainda segundo o dermatologista, a pessoa deve se atentar apara mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento. O especialista acrescenta, ainda, que também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e como suspeitar do câncer da pele, além da distribuição de filtro solar aos participantes.

Cerca de 30 profissionais de saúde e administrativos estarão envolvidos na ação. Ainda de acordo com o dermatologista, todos aqueles casos identificados no mutirão com necessidade de acompanhamento ambulatorial serão encaminhados para atendimento no próprio Serviço de Dermatologia. Os casos cirúrgicos, caso existam, também serão tratados na unidade de saúde.

Casos no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico do câncer da pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou, em 2014, o movimento de combate ao câncer de pele batizado “Dezembro Laranja”.

Em 2018, o tema é “Se exponha, mas não se queime”. A ação ganha destaque com informações à população sobre as formas de prevenção por meio da adoção de uma série de medidas fotoprotetoras e a necessidade de procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. 

Serviço

19º Mutirão do Câncer de Pele no Hospital Universitário Walter Cantídio
Quando: 1º de dezembro de 2018 (sábado)
Onde: Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo – ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)
Horário:
Das 8h às 11h. Na oportunidade, serão distribuídas 300 fichas para atendimento. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 10h de sábado, dia 01/12.

Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, o HUWC-UFC é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUWC