Notícias Notícias

Voltar

Programa de atendimento a vítimas de estupro do Hucam completa 20 anos

Assistência

Programa de atendimento a vítimas de estupro do Hucam completa 20 anos

Ciclo de palestras marcou também o Dia Internacional da não Violência contra Mulher

Vitória (ES) - Há 20 anos, mulheres de todas as regiões do Espírito Santo encontram amparo e atendimento especializado no Programa de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Pavivis), um marco na saúde pública capixaba que funciona no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), vinculado à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e à Rede Ebserh.

Depois de duas décadas de serviços, os profissionais do programa, um projeto de Extensão do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Ufes, montaram uma programação de palestras para esta segunda-feira, 26. Os temas foram: “Desafios à integridade da mulher no século XXI”; “O papel da universidade no combate à cultura da violência contra a mulher”; “Experiência 20 anos de Pavivis”; e “Humanização no atendimento à vítima de violência”.

A data escolhida não foi por acaso. O dia anterior, que este ano caiu em um domingo, é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, uma data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1999. Quando a ONU oficializava a importância da causa, o Pavivis já existia. Sempre gratuito e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento

As vítimas chegam ao programa por encaminhamentos das delegacias da Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente e Departamento Médico-Legal. Outra forma é por iniciativa própria da vítima. Em média, são recebidas cerca de 15 novas pacientes todos os meses. No tratamento, que pode durar até um ano, a paciente também é acompanhada por uma ginecologista e faz exames periódicos. Em caso de gravidez concebida em estupro, é possível a interrupção da gestação, dentro do que permite a lei.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos finais de semana e feriados, o atendimento é no plantão da maternidade do Hucam.​

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hucam-Ufes