Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Brasília realiza a 17ª Jornada Científica

Evento

Hospital Universitário de Brasília realiza a 17ª Jornada Científica

Tema foi “Cuidado interprofissional, inovação e sustentabilidade em saúde

Brasília (DF) – O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e à Rede Ebserh, recebeu estudantes, profissionais e professores na última semana para a 17ª Jornada Científica, com o tema “Cuidado interprofissional, inovação e sustentabilidade em saúde”. A cerimônia de abertura ocorreu na quinta-feira, 22, com a presença de autoridades de instituições públicas do Distrito Federal. 

Após a cerimônia, o público participou da conferência “Antibióticos – Uso individual, impactos coletivos”, com o professor da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, Carlos Roberto Veiga Kiffer. “ É um tema muito relacionado à minha futura profissão. É importante termos informação sobre isso”, contou a estudante do 3º semestre de Farmácia da UnB, Laryssa Pereira.

“Este encontro representa a entrega para a sociedade do produto que é a nossa missão: produzir ensino e pesquisa, de forma integrada com a rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), com a UnB e a Rede Ebserh”, avaliou a superintendente do HUB, Elza Noronha. “A importância de trazer ensino, pesquisa e assistência para o mesmo ambiente é cada vez maior. O SUS precisa de todos os segmentos juntos”, concordou a subsecretária de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), Marta Vieira.

A solenidade de abertura foi realizada à noite, mas ao longo do dia o HUB foi cenário de três capacitações que integram a programação do evento, duas delas com uso de simulação realística. Na sexta-feira, 23, o cronograma incluiu mesas-redondas, oficina e apresentação dos 125 trabalhos aceitos nos formatos pôster e apresentação oral. O evento encerrou no sábado, 24, com a realização de sete minicursos, uma oficina e um workshop. Ao todo, a Jornada recebeu aproximadamente 800 inscritos nas 21 atividades disponíveis.

A decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter, ressaltou a relevância do tema da jornada. “É preciso ter o olhar voltado para a inovação, que não significa necessariamente desenvolver tecnologias, mas pequenas ações que fazem a diferença nos processos vigentes”, disse.  “Precisamos discutir esse universo de ideias que cabem na universidade em prol da sociedade”, reforçou a diretora de Acompanhamento e Integração Acadêmica do Decanato de Ensino e Graduação da UnB, Ligia Maria Cantarino.

O discurso da diretora Executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Maria Dilma Teodoro, seguiu na mesma direção. “Temos que nos aproximar cada vez mais para contribuir com a formação e a qualificação no SUS”, declarou.

Com informações do HUB-UnB