Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário do Piauí atende 200 pessoas em ação de combate ao diabetes

Prevenção

Hospital Universitário do Piauí atende 200 pessoas em ação de combate ao diabetes

Foram realizadas dosagem de glicemia capilar, medição de peso e altura, dentre outros procedimentos

Teresina (PI) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Rede Ebserh, realizou, na última semana, um Mutirão de Combate ao Diabetes, com o objetivo de promover ações de prevenção e de diagnóstico de diabetes mellitus e do pé diabético.  Foram atendidas 200 pessoas que realizaram procedimentos como dosagem de glicemia capilar, medição de peso e altura, cálculo de IMC e avaliação de pés, além de receberem orientações quanto à prevenção e fatores de risco. Após triagem e avaliação, alguns pacientes foram consultados por endocrinologistas.

Maria do Socorro Sousa Costa, 63 anos, dona de casa e residente no bairro São João, integra uma família que tem histórico de diabetes e, ao ficar sabendo da ação, não teve dúvidas de que era uma oportunidade para fazer a triagem. “A iniciativa é um espaço para a gente cuidar da saúde. Gostei muito da ação e da forma que fui atendida”, avaliou Maria do Socorro.

Atuaram no mutirão oito profissionais do HU-UFPI, incluindo endocrinologista, residente em endocrinologia, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de estudantes de graduação da área de saúde. A atividade integra a campanha Novembro Azul, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro – data de nascimento do Nobel de medicina Frederick Banting, canadense e um dos descobridores da insulina.

O diabetes já atinge 400 milhões de pessoas no mundo todo e causa mais de 5 milhões de mortes por ano. No Brasil, estima-se que 8,9% da população sejam diabéticos. “Além do diagnóstico precoce, são fundamentais a adesão do paciente e familiares ao tratamento medicamentoso, a alimentação saudável e a atividade física regular. Além disso, consultas periódicas para avaliação do controle glicêmico e para o rastreio de complicações como neuropatia, nefropatia, retinopatia e doenças cardiovasculares são de grande importância no controle dessa doença”, explica Patrícia Melo, endocrinologista do HU-UFPI e uma das coordenadoras da ação.

A atividade teve o apoio da Associação dos Diabéticos do Piauí (Adip) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional do Piauí (SBEM/PI).

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Hospital Universitário do Piauí atende 200 pessoas em ação de combate ao diabetes
Com informações do HU-UFPI