Notícias Notícias

Voltar

Política de Gestão de Riscos e Controles Internos é implantada na Rede Ebserh

Direção

Política de Gestão de Riscos e Controles Internos é implantada na Rede Ebserh

Iniciativa ajudará a promover a redução de possíveis impactos que possam causar danos à empresa

Brasília (DF) – Uma das várias ações realizadas pela Rede Ebserh para a melhoria dos serviços prestados à sociedade é a Política de Gestão de Riscos e Controles Internos. A política ajudará a promover a redução de possíveis impactos que possam causar danos aos projetos da empresa, à sua imagem, às pessoas e ao ambiente.

De acordo com o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, a política é um dos mecanismos que apoiará a rede no alcance de seus objetivos. “Essa iniciativa possibilitará a melhoria contínua nos processos organizacionais, nos projetos e iniciativas estratégicas, além de contribuir para o cumprimento do propósito da estatal”, avaliou o gestor.

Segundo a assessora de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos da Rede Ebserh, Juliana Pascualote, “a estatal está seguindo um movimento de fortalecimento de gestão promovido pelo Governo Federal, de acordo com diversas normas e orientações, incluindo a Lei das Estatais”.

As diretrizes da política incluem elementos como: proteger a reputação, a marca e as atividades da Ebserh; agregar valor e proteger o ambiente interno; subsidiar as tomadas de decisões; ser baseada nas melhores informações disponíveis; ser transparente e inclusiva; ser dinâmica, interativa e capaz de reagir a mudanças; dentre outros.

Duas frentes

O ciclo de uma gestão eficiente de riscos atua no sentido de criar um ambiente interno adequado, definir objetivos, identificar eventos de riscos, avaliar e selecionar respostas a esses riscos, priorizá-los, estabelecer atividades de controle interno, comunicar e, por fim, monitorar as ações. Dentre os objetivos destacam-se a utilização mais eficaz dos recursos para tratamento dos riscos e a busca pela redução desses riscos a níveis aceitáveis.

Já os controles internos têm como etapas a criação do ambiente interno favorável, a avaliação de riscos, o estabelecimento de atividades de controle interno, comunicação e monitoramento. Como objetivos podem ser citados o suporte à continuidade e à sustentabilidade institucional, a promoção da eficiência, eficácia e efetividade operacional e garantia de que as informações produzidas sejam íntegras e confiáveis à tomada de decisão.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh